MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Saiba quais itens do carro devem passar por revisão antes da viagem

 

Pneus, pastilha de freios e suspensão merecem atenção especial.
Condutor deve estar atento ainda à condição emocional e à documentação.

Do G1 BA
Revisar os pneus, os amortecedores e a documentação é parte dos procedimentos necessários para quem pensa em viajar de carro para as festas de fim de ano.
Mecânico há 23 anos em Salvador, ‘Chamusca’, como é conhecido o profissional, explica os setores do veículo que merecem mais atenção para prevenção de acidentes. O primeiro passo é verificar o nível do óleo e a água no radiador. “Ver se a indicação está no mínimo ou no máximo ou trocá-lo e ainda verificar o líquido de arrefecimento do carro para refrigerar o motor na estrada”, comenta.
É preciso observar também a condição dos pneus. Se eles estiverem abaixo do desgaste de especificação [conhecido como ‘careca’] é arriscado colocar em uso na zona urbana e principalmente nas rodovias. “Tem que fazer a calibragem dos pneus, o alinhamento e balanceamento do carro. A calibragem dos pneus é importantíssima. O carro com os pneus calibrados diminui o consumo [do combustível]. Também não pode esquecer de verificar o socorro [pneu reserva] para não ter surpresa. Verificar o macaco, a chave de roda e o triângulo”, ressalta ‘Chamusca’.
As luzes de estacionamento, baixa e alta, também precisam estar em excelente funcionamento. “Deve perceber o estado de suas lâmpadas para não tomar multa na rodovia também e não prejudicar o condutor que está vindo ao sentido oposto”, relata. No motor, é necessário checar o nível do óleo, dos líquidos e do estado das correias. “Principalmente a correia dentada, porque se ela partir, quebrou o seu Natal, o Réveillon e a conta bancária”, alerta. O nível do fio de freio, acrescenta o mecânico, deve ser observado. “Se ele estiver baixo possivelmente a sua pastilha de freio também está com desgaste”, aponta.
Na suspensão, o item mais importante é o amortecedor, que deve ser avaliado tanto pelo tempo quanto pela quilometragem. “Ele vai levantar a coifa e verificar se tem resíduo de óleo. Se tiver resíduo, possivelmente seu amortecedor esteja estourado”, afirma.
Depois da revisão, sabendo que o veículo está em ordem, é hora de observar como está a situação do condutor. O emocional, a revisão mecânica do carro, a documentação em dia e a habilitação regularizada são alguns dos elementos essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário