MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rio Grande do Sul encerra 2011 com recorde na safra de trigo

Foram 2,43 milhões de toneladas colhidas em 2011 no estado.
Produção deve injetar cerca de R$ 1 bilhão na economia gaúcha.

Do G1 RS, com informações da RBS TV
O Rio Grande do Sul vai encerrar 2011 com a maior safra de trigo nos últimos cinco anos. Foram 2,43 milhões de toneladas colhidas, conforme dados divulgados nesta terça-feira (20) pela Embrapa Trigo e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater).
A produção de 2011 é 13,30% superior a de 2010, quando foram colhidas 2,13 milhões de toneladas. A produtividade também foi recorde, atingindo a média de 2.746 quilos por hectare – 25,62% acima da estimativa inicial.
"Foi muito boa a colheita. O clima no começo atrapalhou, mas no final deu tudo certo", comemora o agricultor Alceu Bandeira, cuja propriedade em Cruz Alta, no noroeste do estado, registrou aumento de 40% da safra em relação ao ano passado.
A qualidade dos grãos também é boa. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula que até 90% da safra possa ser destinada à produção de pão. Em Cruz Alta, o preço do alimento baixou cerca de 25% para os consumidores nos últimos 15 dias. Mas ainda não é possível afirmar se a queda tem alguma relação com o recorde na safra
Segundo o presidente da Emater, Lino De David, a produção deve injetar R$ 1 bilhão na economia do estado. O levantamento da entidade levou em consideração informações recolhidas em 246 municípios gaúchos, o que representa 90% da área plantada com trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário