MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Residentes em SP terão de fazer cadastro online para tirar CNH

 

Capital paulista adere ao sistema de agendamento do Detran SP.
Além de diminuir burocracia, agendamento na internet evita fraudes.

Do G1, em São Paulo
Portal de castro do Denatran SP (Foto: Reprodução/Detran SP)Portal de castro do Denatran SP
(Foto: Reprodução/Detran SP)
Os candidatos da capital paulista a tirar a primeira habilitação de motorista, a chamada CNH, ou aqueles que queiram renovar o documento ou mudar de categoria terão de fazer um pré-cadastro na internet peloe endereço https://www.e-cnhsp.sp.gov.br/. O sistema, que já funcionava nas cidades do interior do estado desde abril, entrou em funcionamento nesta segunda-feira (19).
A implantação na capital, prevista para fevereiro passado, foi adiada para que entidades envolvidas no processo -médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores - tivessem um prazo maior para se adaptar às exigências do novo sistema.
Agora, será preciso entrar no site e agendar a apresentação da documentação e a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura (chamada de coleta biométrica) nas unidades Interlagos, Aricanduva e Armênia. No entanto, no caso de renovações nos postos do Poupatempo, não é necessário este agendamento.
Somente após esse procedimento, o cidadão poderá ir para as etapas da emissão do documento (médico, psicólogo, aulas e exames práticos e teóricos, conforme o caso). Em todas as fases será colhida a impressão digital de um dos dez dedos do cidadão para confirmar sua identidade. No caso de aulas teóricas e práticas, a impressão será colhida na abertura e no encerramento de cada aula ou bloco de aulas.
Evitar fraudes
Além de diminuir a burocracia na hora de tirar a primeira carteira de motorista, pois não será mais preciso ir até o Detran, a medida tem como objetivo dificultar as fraudes. O e-CNHsp funciona com transmissão de dados em tempo real para a base de dados do Detran SP, que exige a identificação dos operadores e dos cidadão pelo reconhecimento biométrico e por meio da certificação digital (e-CPF).
Dessa forma, médicos e autoescolas não conseguem mais cadastrar os dados de novos candidatos a motorista no sistema do Detran – apenas os agentes públicos terão acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário