MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Redes de dormir e artesanato inspiram árvores de Natal no Ceará

 

368 redes foram usadas nas duas principais árvores de Fortaleza.
Criações chegam a 50 metros de altura e encantam visitantes.

Diana Vasconcelos Do G1 CE
As duas principais árvores da decoração de Natal de Fortaleza chamam atenção pelo design diferente. Os criadores usaram 368 redes de dormir como peças chave nos dois pinheiros, que chegam a 50 metros de altura e estão expostos na Praça Portugal e na Praça do Ferreira, na capital cearense. Há redes de 11 metros de comprimento.
A ideia, segundo os criadores, Denise Braga Olinda e Pablyto Leivio, é unir o sentimento natalino ao carinho dos cearenses pela rede de dormir. “O grande foco é o elemento em si [rede]. De longe você vê o pinheiro e de perto você vê a rede e tem todo aquele carinho”, explica Leivio.
Árvore foi montada no centro da Praça do Ferreira (Foto: Pablyto Leivio / Arquivo Pessoal)Árvore foi montada no centro da Praça do Ferreira
(Foto: Pablyto Leivio / Arquivo Pessoal)
A árvore da Praça do Ferreira foi inaugurada no dia 25 de novembro. A criação foi destruída por um incêndio, no último dia 1º, provocado pelo excesso de calor em uma das lâmpadas, sendo substituída três dias depois com o mesmo design. De acordo com Leivio, o projeto se trata de uma recriação do apresentado em 2007 que, devido à boa repercussão, foi retomado neste ano. “Acrescentamos detalhes como as varandas e fuxicos (peças feitas de tecido)”, disse.
“Na Praça do Ferreira as pessoas interagem mais, têm mais contato com a árvore. É um ambiente mais humanizado”, explica. A obra possui 25 metros de altura, com nove discos horizontais, cada um com 16 redes, somando 144 redes no total. As redes foram confeccionadas com tecidos em estampas coloridas em referência à rede convencional (xadrez, listras, proximidade com o fuxico). Uma réplica exata do modelo foi montada também na Avenida Washington Soares em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua.
Praça Portugal tem árvora diferenciada feita de redes brancas (Foto: Pablyto Leivio / Arquivo Pessoal)Montagem da árvore com redes de lycra branca
(Foto: Pablyto Leivio/Arquivo Pessoal)
Já a árvore da Praça Portugal, inaugurada em 30 de novembro, tem 50 metros de altura. Formada por 14 discos, cada um tem 16 redes, somando 224 .O diferencial dela está na cor e no tecido, lycra branca para que, segundo Leivio, realçasse os efeitos luminosos. “Todas as semanas é iluminada com cores diferentes. Ela tem um estilo mais monumental, já que fica isolada no meio da praça”, explica.
De acordo com a equipe de criação, para garantir a proporção de todas as árvores, as redes foram confeccionadas em tamanhos variados, sendo necessária a produção de redes especialmente para o projeto. A maior rede chega a medir 11 metros de comprimento. As árvores integram a campanha “Natal de Luz”, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que, além dos pinheiros, decora a cidade com temas natalinos, realiza apresentações temáticas e promove a solidariedade.
Interior do Ceará
Duas árvores iguais as da Praça do Ferreira também foram instaladas nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte, a 233 km e 495 km de Fortaleza respectivamente.
Depois de montada, árvoe recebeu iluminação especial na Praça Portugal (Foto: Pablyto Leivio / Arquivo Pessoal)Depois de montada, árvore recebeu iluminação especial na Praça Portugal (Foto: Pablyto Leivio/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário