MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rede de urgência e maternidades serão ampliadas no AM

 

Secretários de saúde dos municípios discutem plano para a ampliação.
Projeto é uma proposta do Ministério da Saúde para todo o país.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Unidade pediátrica do hospital (Foto: Egi Santana/G1)Ampliação deve iniciar até 2012 no Amazonas.
(Foto: Egi Santana/G1)
As redes de saúde de urgências, de emergência e o atendimento materno-infantil começarão a ser ampliadas até 2012. O Amazonas deve ser dividido administrativamente em nove distritos regionais para facilitar o atendimento no interior do estado.  As informações são do secretário de interior da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Evandro Melo.

Segundo o secretário, "a principal mudança é a agilidade no encaminhamento do paciente ao médico especialista. No interior, eles passam a receita e você que tem que ir procurar um especialista e agenda a consulta. A ideia é que a unidade de saúde faça isso pelo paciente", explicou ao G1.

Ainda segundo informações do secretário, a humanização no atendimento é outra mudança que faz parte de uma nova formatação da rede de saúde do interior do Amazonas.

"O novo sistema vai abranger todos os 62 municípios do estado. Das nove, quatro regionais serão implantadas em até dois anos. A ideia é que essas primeiras regionais sejam no Alto Solimões, Médio Solimões, nas regiões do Rio Negro e em Manaus. "Muitos dos nossos pacientes moram à beira dos rios. São os nossos ribeirinhos e a modificação é, inicialmente, para eles. Para que os ribeirinhos serem atendidos nos municípios onde residem sem necessidade de ir sempre à Manaus", explicou mencionando as comunidades ribeirinhas onde estão distribuídos 35 municípios que reúnem 80% da população do Estado.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim explica que a criação do novo modelo é uma proposta do Ministério da Saúde e está sendo discutida em todo o país. “Um dos grandes problemas do modelo atual é que cada unidade de saúde funciona como um ponto isolado de atendimento. A rede muda essa lógica. Não será mais a unidade que irá dizer o que tem a oferecer e sim a rede que irá exigir os serviços necessários”.
A criação das redes é tema discutido no 3º Encontro de Gestores da Saúde do Interior do Amazonas, que acontece até esta sexta-feira (16), em Manaus. O evento vai reunir secretários de saúde, diretores dos 64 hospitais estaduais em funcionamento no interior e os coordenadores de Atenção Primária em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário