MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Receitas levam à mesa de Ano Novo frutas usadas em simpatias

 

Para atrair dinheiro, chef ensina a fazer peixe ao vinagrete de romã.
Torta de figo e damasco ajuda a trazer saúde, sorte e prosperidade.

Do G1 MG
Neste fim ano, o chef Renato Lobato inova e mostra como as frutas utilizadas em simpatias podem fazer parte da mesa da noite de Ano Novo. A romã, que, segundo a crença popular, atrai dinheiro, serve de base para um vinagrete que acompanha um peixe assado na folha de bananeira. Já o figo, símbolo de saúde, e o damasco, que representa sorte e prosperidade, incrementam a sobremesa na ceia da virada do ano.

Segundo o chef, o peixe foi escolhido como prato principal por simbolizar a fecundidade e a boa sorte. Além disso, é mais leve que o pernil, comumente servido na noite de réveillon.
Peixe ao vinagrete de romã
Ingredientes
1 peixe (o chef usa o vermelho)
1 romã
Sal a gosto
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 colher de sopa de xarope de romã
1 colher de chá de chimichurri
½ xícara de azeite
½ xícara de vinho branco
Pimenta do reino
1 cebola cortada em tiras finas
Modo de preparo do peixe
Limpe o peixe, retirando aparas, escamas, barrigada e barbatanas. Com uma faca, faça cortes para que o tempero possa penetrar. Tempere com sal e pimenta do reino. Regue com vinho branco e despeje um pouco de chimichurri. Recheie o peixe com a cebola. Regue a folha de bananeira com um fio de azeite e envolva o peixe. Papéis alumínio e manteiga também podem ser usados. Em uma grade sobre um tabuleiro, coloque o peixe para assar. Leve ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 180ºC por 40 minutos.

Antes de preparar o vinagrete de romã, o chef Renato Lobato relembra uma simpatia: guardar na carteira sementes de romã embrulhadas em um pedaço de papel. Essa é a 'receita' para não faltar dinheiro durante o novo ano.

Modo de preparo do vinagrete
Em uma vasilha, coloque o aceto balsâmico, o xarope de romã e o azeite. Com um batedor ou um garfo, misture bem. Tempere com sal e pimenta; mexa novamente. Reserve. Amasse as sementes de romã com um socador. Adicione ao molho.

Torta de figo e damasco
Ingredientes
1 pacote de biscoito champanhe
1 e ½ xícara de leite
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de açúcar refinado
70 g a 100 g de figo em calda
100 g de damasco divididos ao meio
3 ovos (3 gemas e 3 claras)
Minifigo em conserva
½ xícara de calda de figo
Coco ralado

Modo de preparo
Para fazer o creme amarelo, despeje em uma panela as gemas, o leite condensado e a 1/2 xícara de leite. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Quando levantar fervura e engrossar, retire do fogo, misture e reserve até esfriar. Em uma vasilha, misture 1 xícara de leite e a calda do figo. Embeba os biscoitos nessa mistura e depois coloque em uma vasilha até cobrir completamente o fundo. Despeje uma camada fina do creme amarelo. Faça uma outra camada com os figos. Cubra com os biscoitos e faça mais uma camada com o creme amarelo. Na sequência, coloque os damascos. Leve à geladeira por cerca de 15 minutos. Para fazer o falso chantili, bata as claras e o açúcar até o ponto de suspiro. Acrescente o creme de leite. Depois de misturar bem, cubra a torta com o falso chantili. Decore com coco ralado, damasco e minifigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário