MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Professores e alunos desenvolvem queijos com ervas do sertão, no CE

 

Hortelã e marmeleiro são alguns dos novos condimentos dos queijos.
Combinação foi criada na cidade de Quixeramobim, sertão do Ceará.

Do G1 CE
Professores e alunos da Faculdade de Tecnologia de Alimentos de Quixeramobim desenvolveram queijos condimentados com ervas do sertão. A produção de leite e derivados é uma das vocações econômicas da cidade de Quixeramobim, agora combinada com a riqueza de plantas do semiárido. ''Há as ervas finas do oriente e por que não as ervas finas do sertão? Nossa hortelã, ciriguela, marmeleito, alfavaca cravo. A riqueza da caatinga é justamente o teor fitoterápico das plantas'', diz a diretora da escola Alzenira Saldanha.
“Sabor picante passando para o exótico”, diz a professora Ambrosia Maria Costa, sobre o sabor do queijo com marmeleiro. “Professores e alunos têm potencial alto de desenvolver produtos diferenciados e com a qualidade sertaneja que é boa demais'', afima a professora.
Negócio
O empresário José Antunes produz mil litros diários de queijos light que levam alho, salsa ou cebola. “São queijos para degustação com algum tipo de bebida'', diz Antunes. As ervas desidratadas são misturadas à massa depois da pasteurização e da coagulação e antes de o queijo para a forma e ser resfriado. São vendidos para bifês e supermercados. “As ervas agregam 12% ao valor do queijo'', afirma Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário