MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Premiê japonês vai a Pequim para reunião com líderes chineses

 

Yoshihiko Noda vai se encontrar com Hu Jintao e Wen Jiabao.
Encontro deve ser focado em conversas sobre situação na Coreia do Norte.

Do G1, com agências internacionais*
O primeiro-ministro do Japão Yoshihiko Noda chegou a Pequim neste domingo de Natal (25) para uma reunião com o presidente chinês Hu Jintao e com o premiê local Wen Jiabao. O encontro deverá abordar a questão da segurança na região após a morte do ditador norte-coreano Kim Jong-il, na última sexta-feira (16), pelo horário de Brasília -- a notícia só foi divulgada ao mundo na segunda-feira seguinte (19).
É a primeira visita do chefe japonês à China desde que assumiu o cargo em setembro deste ano. Com a escolha recente de um dos filhos de Kim Jong-il como chefe do exército da Coreia do Norte, Yoshihiko deverá dialogar com as lideranças chinesas sobre o programa nuclear norte-coreano.
Para Yoshihiko, é fundamental que China e Japão aprofundem as relações diplomáticas mútuas neste momento, além de tentar garantir a paz na península coreana, separada em dois países após a longa guerra na década de 1950.
Yoshihiko Noda (à esquerda) e Hu Jintao escutam os hinos nacionais do Japão e da China. (Foto: Jason Lee / Reuters)Yoshihiko Noda (à esquerda) e Hu Jintao escutam os hinos do Japão e da China. (Foto: Jason Lee / Reuters)
As negociações com a Coreia do Norte devem ser garantidas pelo lado chinês, um dos únicos aliados do regime iniciado após a Segunda Guerra Mundial pelo pai de Kim Jong-il -- Kim Il-sung.
A China desperta também a atenção do Japão por conta do alcance de sua frota naval no Oceano Pacífico e do caráter "opaco" do orçamento militar de Pequim. Outro assunto que também poderá ser discutido é a restrição por parte da China a alimentos japoneses após o acidente nuclear em Fukushima, em março de 2011.
* Com informações das agências de notícias France Presse e Efe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário