MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prejudicados por rompimento de barragem protestam no PI

 

Barragem Algodões, no norte do PI, rompeu em 2009.
Até hoje as famílias prejudicadas não receberam as indenizações.

Do Globo Rural
Uma faixa mostrava o número exato de dias que a tragédia ocorreu, mas o tempo parece que não passou, sobretudo para quem perdeu parentes no acidente.
O rompimento da Barragem Algodões no município de Cocal, norte do Piauí, aconteceu em maio de 2009. Nove pessoas morreram e até hoje não se sabe ao certo o número de famílias atingidas. O governo do estado diz que foram 224, a associação das vítimas aponta 604.
Boa parte dessas pessoas participou de uma manifestação nas ruas da cidade. Elas se concentraram na praça da igreja matriz e seguiram até o fórum do município.
Inconformadas com os prejuízos, elas querem uma resposta da justiça. Só no fórum de Cocal tramitam mais de 60 ações individuais de indenização e uma ação civil pública, ingressada pelo Ministério Público, que pede uma indenização no valor total de R$ 250 milhões. Até o momento nada foi julgado.
Segundo a promotora de justiça que acompanha o caso, Karla Daniela Carvalho, não há atraso na tramitação dos processos, o problema é o grande número de ações. O esforço da justiça é para buscar um acordo com o estado.
Segundo o procurador geral do Piauí, Kídere Rone, o governo ainda está fazendo um levantamento dos prejuízos e não há data prevista para conclusão do processo. Enquanto isso, o estado oferece uma cesta de alimentos às vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário