MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Pluviômetro ajuda no aumento da produtividade de grãos em Jataí (GO)

 

Aparelho desenvolvido na UFG permite monitorar quantidade de água no solo.
Região deve colher cerca de 1 milhão de toneladas de grãos neste ano.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Agricultores de Jataí (GO), a 321 km de Goiânia, têm contado com um forte aliado para aumentar a produtividade de grãos na região. Com implantação de pluviômetros nas propriedades, eles podem  monitorar a quantidade de água no solo e, consequentemente, saber o período adequado para germinação das sementes. O resultado é uma colheita mais farta. Em 1994, um ano antes dos produtores usarem o equipamento, o município de Jataí produzia aproximadamente 400 mil toneladas de grãos. Já neste ano, a expectativa é de que a colheita possa atingir 1 milhão de toneladas.
“Resolvemos construir e distribuir os equipamentos para serem utilizados como uma ferramenta na época de plantio, onde o fazendeiro pode diminuir as perdas na colheita”, explica o especialista em climatologia Hildeu Ferreira de Assunção, que desenvolveu o projeto há 15 anos na Universidade Federal de Goiás (UFG).
O produtor rural Antônio Gazarini, que cultiva cerca de 15 hectares de soja e milho, aderiu à técnica dos pluviômetros. “Se não temos o controle da chuva, é impossível iniciar um plantio. É imprescindível ter esse dado para realizar o procedimento. Com esse aparelho, conseguimos fazer isso”, relata o agricultor Antônio Gazarini. O funcionário da propriedade rural explica como o equipamento contribui na produção rural: “Através do pluviômetro, podemos avaliar em que data a plantação será feita e comparar o período chuvoso entre um ano e outro”.
De acordo com o agrônomo Jair Barrachi, as condições climáticas são cruciais para o bom desenvolvimento de uma lavoura. “Só conseguimos realizar duas safras com grande êxito em Jataí porque temos a possibilidade de saber a hora que planta necessita da água”, afirma o agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário