MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pesquisa revela que barulho de brinquedos pode prejudicar audição

 

Crianças menores de dois anos são as mais prejudicadas.
Barulhos podem até causar estresse.

Do G1 Bauru e Marília
Uma pesquisa realizada por uma fonoaudióloga de Marília, interior de São Paulo, mostrou que os pais devem ficar atentos aos produtos que geram sons, oferecidos no mercado, sem o selo do Inmetro. Eles podem causar sérios danos ao sistema auditivo.
Se pra muitos pais é um martírio conviver com os brinquedos barulhentos dos filhos, imagine o mal que eles podem causar às crianças, que ainda não têm audição completamente desenvolvida.
Quando o brinquedo emite algum som o cuidado tem que ser redobrado na hora da compra. O barulho pode prejudicar a saúde da criança, principalmente dos menores de dois anos.
Especialistas explicam que até esta idade, o sistema auditivo não está completamente desenvolvido. A fonoaudióloga Carla Linhares passou quatro anos estudando as consequências do barulho dos brinquedos para a audição das crianças. Durante a pesquisa, vinte brinquedos foram analisados.
Dez com selo do Inmetro e outros dez, sem a garantia do instituto. O resultado foi impressionante.
O ruído do brinquedo certificado pelo Inmetro ficou bem abaixo do permitido que é de 85 decibéis, já o que não tem o selo, o barulho passou dos cem decibéis. O suficiente pra deixar até um adulto irritado. "Numa casa provavelmente vai ter mais barulho, o que vai somar o ruído. Mas com o tempo, sem que os pais percebam, vai acarretar prejuízo para a criança, tanto para audição como estresse", explica.
O professor de fonoaudiologia, Heraldo Lorena Guida, que acompanhou a pesquisa, explica a gravidade da lesão que o uso de brinquedos com o barulho alto e contínuo pode causar. "Em um primeiro momento a gente pode entender que do ponto de vista psicológico, do ponto de vista do estresse, agitação, esse som elevado ele vai trazer algumas consequências para o cotidiano”.
É proibido vender brinquedos sem o selo do Inmetro, ainda assim é fácil encontrar comerciantes que desrespeitam a lei. Este mês uma loja em Marília foi multada e nela catorze brinquedos irregulares apreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário