MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Para japoneses, símbolo que denota 'laços entre as pessoas' sintetiza 2011

 

Em pesquisa anual, palavra 'kizuna' foi escolhida como o kanji, ou caractere pictórico, do ano.

Da BBC
Em pesquisa anual, palavra 'kizuna' foi escolhida como o kanji, ou caractere pictórico, do ano (Foto: AFP/ Getty Images)Em pesquisa anual, palavra 'kizuna' foi escolhida como o
kanji, ou caractere pictórico, do ano (Foto: AFP/ Getty Images)
A palavra em japonês 'kizuna', que denota laços ou conexões entre as pessoas, foi escolhida como o caractere kanji do ano.
Kanji são caracteres pictóricos de origem chinesa usados no japonês desde há aproximadamente 1,5 mil anos.
Em uma pesquisa da qual participaram cerca de 500 mil pessoas, cerca de 60 mil pessoas elegeram o símbolo para 'kizuna' como a palavra do ano - seguida por 'wazawai', que significa desastre.
Para o Japão, o ano de 2011 foi dominado pelo terremoto e tsunami que arrasaram a costa nordeste do país em 11 de março e destruíram comunidades inteiras.
Em julho, uma companhia especializada em cerimônias de divórcio afirmou que havia triplicado seu número de separações, na medida em que a tragédia levou japoneses a reavaliar suas escolhas na vida.
O outro lado da moeda nos desastres foi o número sem precedentes de pessoas ajudando-se umas às outras. O estoicismo e a determinação do povo japonês em se levantar mereceram elogios da comunidade internacional.
Em abril, o primeiro-ministro Naoto Kan agradeceu as palavras de apoio em uma carta intitulada 'Kizuna - Os laços da Amizade'.
Em julho, quando o Japão inesperadamente bateu os Estados Unidos para vencer a Copa do Mundo de futebol feminino na Alemanha, a palavra 'kizuna' definiu o espírito de equipe da seleção japonesa.
A pesquisa anual é realizada pela Fundação que promove o uso dos kanji e os testes de aptidão nos caracteres, JKATF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário