MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Papai Noel estimula bons negócios e inspira colecionadores

 

Ateliê ensina alunos a confeccionar papai noéis.
Em outro exemplo, empresária lucra com decoração de shoppings.

Do PEGN TV
O Papai Noel é um dos símbolos mais conhecidos e que sempre está presente nas comemorações natalinas. E a figura do bom velhinho estimula bons negócios e inspira colecionadores.

Papai Noel é símbolo universal. Por onde passa, é admirado, leva presentes, mensagens, sorrisos. Mas o bom velhinho também estimula negócios. Um curso foi feito para quem quer ganhar dinheiro no Natal.

Todo final de ano, no ateliê do empresário David Mayo, 700 pessoas aprendem a fazer papais noéis. Com um pouco de técnica e arte, o material se transforma em figuras variadas do velhinho e triplica de valor no mercado.

O empresário começou o negócio em 1999. O investimento foi de R$ 200 mil reais, usados para montar a estrutura do curso e da loja, onde ele vende os materiais para confeccionar os papais noéis. “Elas vem aqui, aprendem as técnicas e depois põe em prática e vendem, em feiras de artesanato, em pequenos ateliês, no grupo de amigos, nas empresas onde trabalham, até como uma forma de um segundo trabalho”, conta o empresário.

Na aula, a professora Ligia Santana mostra a técnica do botão. Ele é envolvido num feltro e vira o rosto do Papai Noel. Os olhos são microbotões colados, e um pedaço menor de feltro faz o nariz. A barba é de fios de lã. Cada módulo do curso de papais noéis dura quatro horas. Custa de R$ 7 a R$ 70.

Rita pereira fez o curso há um ano e meio, e montou um ateliê. No mês de Natal, a empresária vende 50 peças. O faturamento é de R$ 5 mil. “A peça feita artesanalmente, ela tem um valor maior, para esse período do ano, alavanca muito as vendas nesse período”, opina a aluna Rita Pereira.

Na casa da colecionadora Neusa Maguetti são mais de 2 mil papais noéis. Na porta, no fogão, no chão, no armário, dentro do forno, no prato, no copo, no ar. São 20 anos colecionando, mais de R$ 30 mil reais investidos, talvez a maior concentração de papais noéis por centímetro quadrado do mundo. Ano após ano, ela foi comprando e colorindo a casa de vermelho e branco. “Esse foi o meu primeiro Papai Noel que eu pintei”, diz. Todo Natal, Neusa abre a casa para os vizinhos. As crianças ficam maravilhadas.
Nesta época, árvores, guirlandas, velas e bonecos de Papai Noel representam 80% do faturamento de uma loja de móveis e decoração. Quem lucra com elas é a empresária Cecília Dale. São 30 mil itens, para todas as casas e gostos.

Cecília também é uma decoradora de shopping centers. Em um deles, a empresária viu a arquitetura em círculos e montou um carrossel no meio, com uma árvore de natal de 22 metros. O brinquedo encanta crianças e atrai consumidores. “A gente acaba passeando sim, e acaba consumindo”, diz a consumidora Claudia Di Giulio.
Só neste ano, a empresária decorou 15 shoppings centers. “As perspectivas só podem ser boas em um país onde a quantidade de shoppings aumenta cada vez mais, isso já virou quase uma necessidade”, sugere.

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