MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de dezembro de 2011

Nutricionista fala sobre benefícios da uva e derivados

 

Segundo Karin Honorato, fruta é muito nutritiva.
Fim de ano é época de uva.

Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (10) sobre os benefícios da uva e seus derivados. Segundo Karin, a uva é uma fruta muito nutritiva e que faz parte da safra de fim de ano. Ela afirma que as substâncias ativas da uva estão presentes, principalmente, na casca e na semente. “Quanto mais escura as uvas, mais quantidade de substâncias ativas: catequinas, flavonóides, carotenos e substâncias protetoras para as nossas células”, diz. A nutricionista ressalta que a fruta deve ser bem higienizada para ser consumida.
Entre as substâncias presentes na fruta, Karin destaca o resveratrol. “O resveratrol também protege as nossas células. E traz uma proteção antioxidante, anti-inflamatória, prevenindo várias doenças, além de ser cardioprotetora, porque favorece a nossa circulação”, explica.
A semente da uva é rica em vitamina “e”, segundo a nutricionista. Ela indica o óleo da fruta para substituir o consumo de sementes. “Uma colher de sopa ao dia já traz essa quantidade de antioxidante compostos na vitamina “e” em boas doses e ajuda a proteger também a circulação e o coração”, diz.
A nutricionista ressalta que a uva-passa também preserva todos os nutrientes da fruta e concentra mais potássio e ferro. Ela indica o consumo de duas colheres de sopa de uva-passa ao dia para quem tem problemas de anemia.
Já a farinha de uva, Karin indica para os diabéticos. Segundo ela, a farinha, além de todos os nutrientes, é rica em fibras solúveis e insolúveis.
Geléias, doces e polpas devem ser de produção natural, se possível orgânicos, e que não possuam açúcar ou adoçantes, de acordo com a nutricionista. Esses derivados devem ser feitos de 100% de uva.
Vinho e suco
O vinho, que é feito da fermentação da uva, tem grandes benefícios, de acordo com a nutricionista. “Quanto mais escura, mais nutrientes. Para você conseguir valor cardioprotetor, antioxidantes, anti-inflamatório e com todos os nutrientes para o organismo os mais indicados são os vinhos tintos”, afirma.
Vinhos e sucos também ajudam muito a pele, segundo Karin. O vinho ainda ajuda a controlar a pressão e aliviar dores. Ela recomenda uma taça de 200 ml ao dia para que o organismo fique protegido. Quem não pode consumir o álcool, pode tomar 300 ml do suco de uva natura, sem açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário