MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

No Recife, Natal mescla tradições universais com cultura popular

 

Programação oficial ocorre em três polos e inclui cortejos, shows e cantatas.
Um dos destaques é a apresentação da escola de samba Unidos da Tijuca.

Do G1 PE
Cantata Natalina se apresenta no Paço Alfândega (Foto: Divulgação)Cantata Natalina se apresenta no Paço Alfândega
(Foto: Divulgação)
Pastoril profano e religioso, reisado, boi, forró, coral, orquestra e ciranda. No Recife, o clima de Natal se estende pelo mês inteiro e oferece diversas opções. A programação oficial da cidade se distribui em três polos: Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal e Sítio da Trindade. Além disso, haverá chegada de Papai Noel e cantata natalina.
Nesta sexta-feira (16), estão programados dois eventos gratuitos. O Pátio de São Pedro recebe, às 18h, um encontro de mestres do Reisado Imperial, Boi Malabá e Guerreiros do Sol Nascente. No mesmo horário, haverá uma Cantata Natalina na área central do Paço Alfândega, apresentada pelos alunos do curso de técnica vocal da Casa do Carnaval. Em seguida, pastoris se apresentam sob a regência do maestro Edson Rodrigues.

Um dos destaques da programação é a apresentação da escola de samba carioca Unidos da Tijuca no projeto Viva o Recife Antigo, no dia 17/12 às 22h30. A escola vem estreitando relações com Pernambuco desde que anunciou seu tema para o Carnaval 2012: o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Papai Noel
Domingo (18) é dia de levar as crianças para ver a chegada do Bom Velhinho. Ele "aterrisa" às 16h em Casa Amarela, faz um passeio pela Zona Norte da Cidade com a Natalioca e depois encontra o público no Sítio da Trindade, às 18h. A partir das 17h, o Sítio será animado pelo coral Em Cena Arte e Cidadania, Boi D’Loucos e Pastoril Gisely Andrade. A partir das 20h, haverá show da Orquestra Super Pop.

No início da semana, uma opção diferente é conferir as cantatas natalinas encenadas em museus. A programação começa na segunda-feira (19), no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), em Olinda. O ator Adriano Cabral, o Conjunto de Música Instrumental e o Coral de Jovens do Conservatório Pernambucano de Música se apresentam de graça a partir das 16h. Na terça (20), às 20h, a Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música toca clássicos natalinos e da música erudita no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). Em seguida, o Coral Adventista Jovem do Recife e o poeta Ivan Marinho fazem sua parte.

Pelas ruas
Um cortejo natalino será realizado por 23 pastoris religiosos na terça-feira (20). A saída é às 17h na Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista. O destino é o Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, onde haverá apresentação da Orquestra Tropical e das bandinhas natalinas Veneno, Som Brasil, Vereda e Bandinha do Maestro Mendes.
Na Praça do Arsenal, a programação do “Viva o Recife Antigo” continua, mas ganha um acréscimo: aos domingos, haverá apresentação de autos de Natal, pastoris e corais infantis.
Lapinha
O encerramento oficial da festa é no dia 6 de janeiro, com a Queima da Lapinha. Cortejos de pastoris religiosos saem em direção ao Sítio da Trindade e ao Pátio de São Pedro. O primeiro cortejo parte da Igreja da Harmonia em direção ao Sítio da Trindade e o outro parte do Pátio do Carmo para o Pátio de São Pedro. Na chegada, começa a festa profana: no Sítio da Trindade, Orquestra Vereda Tropical e o Grupo de Dança Raízes. No Pátio de São Pedro, Bloco Lírico Cordas e Retalhos, Bandinha Natalina do Maestro Mendes e Orquestra de Frevo Veneno.
Luzes
Quem for à festa pode aproveitar para conferir de perto a iluminação da cidade. Além da árvore de 38 metros que flutua sobre o Rio Capibaribe – entre as pontes Giratória e Maurício de Nassau, na Alfândega – há pontos decorados nas outras pontes da cidade e em locais como as ruas do Bairro do Recife e as avenidas Marquês de Olinda, Rio Branco e Barbosa Lima. Personagens do Baile do Menino Deus foram usados para enfeitar o Marco Zero.
Para fazer o percurso completo, uma opção é tomar a Natalioca – adaptação natalina da Frevioca, trio elétrico bastante conhecido dos recifenses. Os passeios se repetem quatro vezes por noite, a partir das 18h30, de sexta a domingo. A saída é no Cais da Alfândega.
PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (16):

Polo Pátio de São Pedro - Bairro de São José:
18h- Reisado Imperial, Boi Malabá e Guerreiros do Sol Nascente
19h30- Coral EBI
20h- Cirandas Mimosa
21h- Cirandas Dengosa
22h- Velho Xaveco
Paço Alfândega - Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife:
18h30 – Cantata Natalina
Viva o Recife Antigo - Praça do Arsenal:
20h- DJ Caverna
21h30- Má Companhia
22h30- No falo Americano
SÁBADO (17):
Polo Pátio de São Pedro - Bairro de São José:
18h- Boi Faceiro
19h- Pastoril Giselly Andrade
20h30- André Macambira e Andreza Formiga
22h- Vates e Violas
Viva o Recife Antigo - Praça do Arsenal:
20h – Grupo Terra
21h30- Gerlane Lops
22h30- Unidos da Tijuca
0h- Clube do Ben
DOMINGO (18):

Sítio da Trindade e Zona Norte do Recife:

16h- O percurso do começa na Rua Massaranduba (largo de Seu Lino), segue pela Avenida Norte, Avenida Dr. Eurico Chaves e faz uma parada no Alto do Mandú. Na segunda etapa, percorre a Avenida 17 de Agosto, Rua de Santana, Praça de Casa Forte, Estrada do Encanamento, Rua da Harmonia, Estrada do Arraial e finalmente chega ao Sítio Trindade.

Viva o Recife Antigo - Praça do Arsenal:

16h às 18h- Autos de Natal, Pastoris e Corais Infantis
Sítio da Trindade – Casa Amarela:
17h- Auto de Natal Em Cena Arte e Cidadania
18h- Boi D’Loucos
19h- Chegada Papai Noel e do Pastoril Giselly Andrade
20h- Orquestra Super Pop

SEGUNDA (19):

Cantata no museu - Museu de Arte Sacra de Pernambuco – Alto da Sé - Olinda
16h- Adriano Cabral, Conjunto de Música Instrumental e Coral de Jovens do Conservatório Pernambucano de Música.

TERÇA (20):

Polo Pátio de São Pedro - Bairro de São José:
17h- Cortejo natalino incluindo mais de vinte agremiações. Concentração na Praça Maciel Pinheiro e chegada no Pátio de São Pedro prevista para as 20h.
Museu do Estado de Pernambuco – Av. Rui Barbosa, 960 – Graças
20h- Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Coral Adventista Jovem do Recife e poeta Ivan Marinho.

SEXTA (23):
Polo Pátio de São Pedro - Bairro de São José:
18h- Presépio vivo
19h- Coral Oásis da liberdade
19h40- Pastoril Campinas Alegres
20h30- Boi Estrela
22h- Boi Tatatá
SÁBADO (24):
Polo Pátio de São Pedro - Bairro de São José:
20h- W2 Rock Band
21h- Brasáfrica
22h- Ylana
23h- Pluguins
0h30- Combo Percussivo
DOMINGO (25):

Sítio da Trindade – Casa Amarela:

17h- Pastoril Fátima Marinho e grupo Pipoquinha
18h- Cervac
19h- Junior Seresta
20h- Orquestra Free Baile
21h- Segnus
22h- Orquestra Pop Galdemam

SEXTA (6):
Queima da Lapinha
O evento acontece simultaneamente em Casa Amarela e no centro do Recife.

18h- Sai da Igreja da Harmonia um cortejo em direção ao Sítio da Trindade com reisado, pastoris, bandinha natalina, Bloco das Flores e outras agremiações fazem parte da programação.
18h- Um outro cortejo parte do Pátio do Carmo em direção ao Pátio de São Pedro. Nele estão pastoris, bandinha natalina, orquestra Frevo Veneno e o bloco Cordas e Retalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário