MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

No Recife, exposição sobre Niemeyer abre as portas no Parque Dona Lindu

 

Mostra está na Galeria Janete Costa, que foi projetada pelo arquiteto.
Esculturas e réplicas de projetos originais fazem parte do material exposto.

Vítor Tavares Do G1 PE
Galeria Janete Costa recebe exposição sobre Neimeyer (Foto: Divulgação)Galeria Janete Costa recebe exposição sobre Neimeyer (Foto: Divulgação)
A Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, recebe, até o dia 18 de março, uma exposição sobre seu próprio criador, Oscar Niemeyer. A mostra “Niemeyer: arquiteto, brasileiro, cidadão” traz à capital pernambucana um resumo da obra do artista centenário, através de esculturas e réplicas de projetos originais, desenhos e textos do próprio arquiteto, além de fotografias produzidas por seu neto Kadu Niemeyer e depoimentos sobre sua obra e seu engajamento político.
A mostra é uma realização da Secretaria de Cultura do Recife e marca as comemorações de 104 anos de Niemeyer, celebrados no dia 15 de dezembro. A curadoria da exposição é assinada por Marcus Lontra Costa e Jobson Figueiredo Alves, e o design de montagem é de Eduardo Werneck. “Niemeyer é um ícone da arquitetura mundial. A mostra é um retrato preto no branco de um brasileiro que brigou com as retas e lutou em liberdade das curvas. Além disso, ele é um dos poucos ícones que se manteve com a mesma posição política, de luta e com visão humanística”, afirma Jobson Figueiredo.
O arquiteto, que nasceu no Rio de Janeiro, ficou famoso pelas construções inovadoras, de ruptura com traços clássicos. Entre seus feitos, está o projeto de construção da capital do Brasil, Brasília, e conjuntos arquitetônicos espalhados por cidades como Belo Horizonte, Niterói e São Paulo. Algumas dessas obras estão representadas com réplicas na mostra. Em Pernambuco, o Parque Dona Lindu é a única construção projetada por Niemeyer. Além da Galeria Janete Costa, o espaço também conta com o Teatro Luiz Mendonça.
Exposição fica aberta até março de 2012 (Foto: Divulgação)Exposição fica aberta até março de 2012 (Foto: Divulgação)
O espaço é apontado como ideal para se falar da vida e obra do arquiteto em uma mostra. “A galeria tem toda uma característica e as condições de se preparar uma exposição que transmita as linhas curvas, a sinuosidade. E também, hoje, o Parque Dona Lindu é uma realidade, utilizado por todas as classes. É a democratização dos espaços públicos, muito defendida por Niemeyer”, pontua Jobson.
A exposição também oferece aos visitantes o projeto Ação Educativo, que conta com monitores capacitados para conduzir visitas em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os textos da mostra também terão versão em Braille, atendendo as pessoas com deficiência visual. Um mediador cego é quem irá conduzir esses visitantes.
A entrada custa R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia-entrada). Grupos de escolas e entidades sociais terão entrada gratuita, caso tenham agendado previamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário