MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Neguinho da Beija-Flor participa do velório de Joãosinho Trinta

 

Amigos da escola se despediram cantando o samba-enredo para 2012.
Roseana Sarney também prestou homenagens ao carnavalesco.

Karla Freire Especial para o G1, de São Luís
Amigos da Beija-Flor se despedem de Joãozinho Trinta (Foto: Karla Freire/G1)Amigos da Beija-Flor se despedem
de Joãozinho Trinta (Foto: Karla Freire/G1)
Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola,  Selminha Sorriso, porta-bandeira, Cláudio de Souza, mestre-sala e Pinah, destaque, chegaram no início da noite deste domingo (18) ao velório de Joãosinho Trinta. Juntos, colocaram uma bandeira da escola de samba carioca em cima do caixão do carnavalesco.
Após minutos em silêncio, Neguinho puxou o samba-enredo da Beija-Flor para o Carnaval de 2012, que será uma homenagem aos 400 anos de São Luís ("São Luís, o poema encantado do Maranhão").
Para o puxador, o maior espetáculo audiovisual do mundo perdeu o seu grande representante. Emocionado, ele revelou que tinha o carnavalesco como um grande professor. “Joãosinho me ensinou tudo. Ele dizia que o samba é uma família e assim eu vejo o samba até hoje.”
Pinah, ex-passista e destaque da Beija-Flor, também tem o Joãosinho Trinta como um mentor. “Todos os enredos dele, nos 17 anos que estivemos juntos na Beija-Flor, eu sempre fui destaque. Aprendi tudo com ele, até a costurar. Vai ficar um vazio".
Em 2012, a escola apresentará na Sapucaí a história de São Luis do Maranhão. O samba-enredo, segundo revelou Neguinho, falará das belezas naturais, dos casarões coloniais e do reggae. Joãosinho Trinta seria o destaque do último carro da escola, e agora receberá uma homenagem póstuma na avenida.
“Ele é um gênio e não tem explicação. Ele criou essa beleza toda do Carnaval. O Carnaval não tinha essa dimensão que tem hoje. Ele é hoje grandioso, graças ao Joãosinho Trinta. O Brasil está solidário com o nosso luto, com a tristeza do mundo do samba por esta perda".
Sapucaí 2012
Governadora presta homenagem ao Carnavalesco (Foto: Karla Freire/G1)Governadora presta homenagem
ao Carnavalesco (Foto: Karla Freire/G1)
Os integrantes da Beija-Flor prometem dedicação para que o Carnaval do próximo ano reafirme a influência de Joãosinho Trinta. "Deus nos levou ele um pouco mais cedo, mas ele dizia que queria alegria e a gente vai se esforçar para fazer um carnaval em homenagem a Joãosinho, um carnaval lindo”, afirma Cláudio de Souza.
Além dos amigos, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, também esteve presente no velório.
Para ela, o carnavalesco deixou um legado de inspiração e criatividade.“Ele se inspirava nas coisas simples, no povo, e criava o luxo. Um artista inovador, homem ousado, perfeccionista na sua arte. Um orgulho para nós maranhenses e uma perda para todos os brasileiros".
O enterro de Joãosinho Trinta será nesta segunda-feira, às 10h. O cortejo sairá do Museu Histórico e Artístico de São Luís no carro do Corpo de Bombeiros para o cemitério do Gavião

Nenhum comentário:

Postar um comentário