MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

'Natal dos Carcerários' reúne presos, familiares e agentes há 7 anos na BA

 

Almoço comemorativo é realizado na delegacia de Cícero Dantas.
Delegado diz que confraternização é parte do processo de ressocialização.

Egi Santana e Brenda Coelho Do G1 BA
Custodiados se reuniram com familiares, policiais, advogados, promotores e um padre para a comemoração. (Foto: Richard Novaes/Observatório da Notícia)Este ano grupo se reuniu no dia 22 de dezembro
(Foto: Richard Novaes/Observatório da Notícia)
Uma confraternização diferente é realizada há sete anos em Cícero Dantas, a 300 quilômetros de Salvador. Em comemoração ao Natal, um almoço é promovido na delegacia do município para os custodiados e seus familiares, além dos advogados e policiais da unidade.
A "Feijoada dos Carcerários", como é chamada a comemoração, aconteceu este ano na quinta-feira (22), dia de visitas na unidade.
Foi a esposa do delegado da unidade quem teve a ideia de oferecer um almoço para os policiais e presos, quando o titular ainda trabalhava na delegacia de Heliópolis, município vizinho a Cícero Dantas. “Naquela época, a delegacia de Heliópolis tinha cerca de seis presos e a confraternização era bem menor e mais fácil de ser realizada”, avalia o delegado Osório Ramos Miguel, organizador do evento.
Miguel conta que em Cícero Dantas a comemoração começou com um almoço em 2005, e com o passar dos anos, ele conseguiu do Ministério Público e da juíza da cidade a autorização para receber na delegacia os parentes dos presos e outros "colaboradores", como os advogados dos detentos, promotores da cidade, além da própria juíza.
“Com o passar dos anos e o aumento dos presos, a confraternização passou a ficar mais cara, e eu não conseguiria continuar financiando do próprio bolso como sempre fiz. Passamos a pedir a colaboração dos advogados dos custodiados e até da juíza do município, que fazem pequenas doações em dinheiro para custear as despesas”, explica o delegado. Osório Miguel conta ainda que até os parentes dos presos que moram em outras cidades e estados fazem questão de viajar para a festa. Atualmente, a delegacia de Cícero Dantas abriga 40 detentos.
Ressocialização
Custodiados em momento de oração. (Foto: Richard Novaes/Observatório da Notícia)Custodiados em momento de oração
(Foto: Richard Novaes/Observatório da Notícia)
O delegado conta que a expectativa dos presos em torno da comemoração acontece durante todo o ano. “Eles sempre perguntam se a festa está mantida no ano, e até pedem para que nós consigamos tintas para pintar e enfeitar a delegacia para a recepção dos familiares”, diz. Osório Miguel explica que os parentes, assim como os filhos dos presos, receberam autorização judicial para fazerem parte da comemoração.
Rose Ramos, esposa do delegado e idealizadora do almoço, conta que os próprios custodiados a cumprimentam e agradecem pela oportunidade de passarem este momento do ano com suas famílias. “Eles ficam muito emocionados. Mais que isso, fico eu, meu esposo, os policiais, todos ficam comovidos neste dia de celebração”, revela.
“A primeira mudança que nós percebemos é no comportamento dos custodiados. A partir do momento em que os presos sabem que são respeitados dentro da delegacia, eles passam a melhorar o seu comportamento e a se fiscalizam entre si, sempre procurando os policiais quando acontece algum problema”, pontua o delegado Osório Miguel.
Ainda segundo o titular, a última fuga na delegacia de Cícero Dantas foi registrada há seis anos. “Mas é bom frisar que o que faz dar certo não é apenas uma confraternização de Natal, mas uma série de atividades e troca de respeito mútuo que acontece durante todo o ano, na tentativa diária de humanizar a vida dos presos”, pontua o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário