MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Municípios gaúchos praticam racionamento de água

 

No Rio Grande do Sul, chuva é insuficiente para aliviar a seca na região. Em vários municípios, já é preciso racionar água.

Do Globo Rural
Lavar roupas na casa de Pedro Weiss, em Santa Cruz do Sul, só é possível uma vez por semana, mas a maior preocupação do agricultor está no campo. O gado está perdendo peso, o sol queimou a pastagem e a água está escassa. A quebra na produção chega a 60%.
O açude que até dois meses servia para matar a sede do rebanho está quase seco. Se não chover nos próximos dias, o agricultor vai ter que recorrer à água potável, antes utilizada só para o consumo da família.
Um caminhão da prefeitura tem levado água para a zona rural de Santa Cruz. O veículo percorre até 300 quilômetros por dia. Em novembro, foram 80 atendimentos, mas com o forte calor, a quantidade é insuficiente.
Moradores de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, já começaram o racionamento de água. Rodízios de oito horas foram necessários para garantir o serviço para todo o município. O Rio dos Sinos, que abastece a região, está com um dos níveis mais baixos da história, uma preocupação ainda maior para os produtores de arroz, que dependem do abastecimento para irrigar as lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário