MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Ministério exigirá trigo com melhor teor de glúten a partir de julho de 2012

 

Substância existente no grão permite o crescimento da massa no cozimento.
Leilões do governo levavam em conta apenas o tipo e o peso do produto.

Do Globo Rural
A partir do ano que vem, o comércio do trigo no Brasil deve entrar numa nova fase. De acordo com uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, as compras do governo vão exigir um padrão mínimo de qualidade.
Até agora, os leilões do governo para o escoamento do trigo levavam em conta na classificação apenas o tipo e o peso do produto. A partir de primeiro de julho de 2012, vai ser acrescentado um novo critério: a qualidade. Para isso, será usada uma escala que mede a força do glúten. Essa substância é formada pelas proteínas que existem no grão e que permite o crescimento da massa durante o cozimento.
Em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o produtor Mauro Casanova sempre plantou trigo tipo pão, com força de glúten na faixa de 180. A nova medida, que vai entrar em vigor no ano que vem, passou esse valor mínimo para 220. Se a normativa fosse aplicada na safra deste ano, o trigo na lavoura dele ficaria abaixo da qualidade exigida e ele não poderia participar dos leilões oficiais e receber os subsídios do governo.
O agrônomo André Rosa afirma que um reforço na adubação pode resolver parte do problema: "A gente tem que caprichar um pouquinho mais. Se possível aplicar um pouco mais de nitrogênio e dividir em duas ou três vezes essas aplicações.”
A Embrapa está pesquisando novas variedades que possam melhorar o teor de glúten do trigo. A agrônoma Eliana Guarienti reconhece que haverá dificuldades no início: “Num primeiro momento o impacto será mais negativo. Todos os setores têm que se adequar. Começando pela pesquisa, agricultores, produtores de sementes. A longo prazo vai ser bom, mas num primeiro momento vai ter uma série de dificuldades para transpor.”
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Speroto, diz que já fez um pedido ao governo para que a portaria valesse somente a partir de 2013. O Ministério da Agricultura informa que ainda não recebeu o pedido e esclarece que essa instrução era pra entrar em vigor agora em julho e já foi adiada em um ano, para julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário