MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Metrô do DF afasta 16 funcionários suspeitos de planejar sabotagem

 

Conversa sobre paralisação dos trens foi feita em redes sociais.
MP e polícia vão investigar; categoria está em greve desde o dia 12.

Do G1 DF, com informações do DFTV
A direção do Metrô do Distrito Federal afastou preventivamente, nesta sexta-feira (23), 16 funcionários suspeitos de envolvimento em um plano de sabotagem contra a companhia, para interromper a circulação de todos os trens.
Trem do Metrô do Distrito Federal fora de circulação devido à greve iniciada no último dia 12 (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Trem do Metrô do Distrito Federal fora de circulação devido à greve iniciada no último dia 12 (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
A suposta discussão de sabotagem foi tratada em redes sociais por pessoas com o mesmo nome de alguns funcionários da companhia. Os funcionários do Metrô estão em greve desde o dia 12.
De acordo com a assessoria da empresa, além de afastar os funcionários, a direção da companhia encaminhou denúncia ao Ministério Público e pediu abertura de inquérito policial para investigar o caso.
O G1 tentou contato com a direção do sindicato dos funcionários, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
Os metroviários pedem o pagamento em dobro do auxílio-alimentação de dezembro, abono salarial de R$ 4 mil, igual ao pago aos funcionários da CEB, e pagamento da gratificação de titulação.
Segundo o Metrô, no entanto, "a categoria reivindica apenas o cumprimento da cláusula 67, que trata de acordos sobre a equalização dos ganhos para as diferentes categorias".
"Quanto aos demais tópicos que o sindicato diz serem reivindicações, temos a esclarecer que o Metrô-DF cumpre integralmente o acordo coletivo da categoria, e qualquer reivindicação neste sentido é uma inovação ou acréscimo às razões da greve deflagrada", informou a empresa.
A empresa informou que vai cortar os dias parados dos funcionários. O Metrô informou que não há perspectiva de negociação. "Diante da intransigência do sindicato, o Metrô-DF vai esperar o julgamento do dissídio no TRT [Tribunal Regional do Trabalho], em data a ser marcada pela Justiça do Trabalho. Todas as demais reivindicações serão discutidas na próxima data-base", informou.
Segundo o sindicato dos metroviários, o piso salarial dos funcionários do Metrô é o mais baixo entre todos os servidores do Distrito Federal – R$ 1.500.
No último dia 16, a Justiça determinou que os metroviários aumentassem o número de trens em circulação, de sete para nove nos horários de pico, e de quatro para seis nos demais horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário