MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Metrô de Salvador testa viagem pela 1° vez após 12 anos em construção

 

Prefeito diz que ainda não tem mão-de-obra treinada para operar trens.
Metrô rodou com sacos de areia. Testes devem durar até junho de 2012.

Do G1 BA
O trem da Linha 1 do Metrô de Salvador fez nesta quinta-feira (22), pela primeira vez após 12 anos, o percurso completo, de 6 km, da Estação Brotas, localizada nas imediações da Arena Fonte Nova, até a Rótula do Abacaxi.
É o início da fase de testes, com previsão para durar até abril de 2012. Nesta etapa, as locomotivas rodam com 600 sacos de areia, quantidade que corresponde, em média, a 60 quilos. Entre abril de junho de 2012, os trens começam a transportar cerca de 600 passageiros em cada viagem. As  passagens não serão cobradas durante este período.
O percurso dos 6 km é concluído em 10 minutos. A partir da Rótula do Abacaxi, os cerca de 1.250 passageiros, capacidade estimada pela prefeitura, deverão utilizar outros meios de transportes para chegar ao destino final.
O prefeito de Salvador, João Henrique, experimentou viajar em um dos vagões. Na ocasião, João Henrique afirmou que ainda não foram contratados trabalhadores baianos e que profissionais do sul do país foram deslocados para operar os veículos durante a fase experimental.
“Uma obra como essa, de alta complexidade, nós não temos nem mão-de-obra. A que está operando este trem aqui veio do sul do Brasil. Nós vamos treinar a nossa mão-de-obra local”, diz João Henrique.
Comentou também que o sistema integrado irá atrasar. “Enquanto as outras etapas do metrô não forem entregues à população, a integração será feita com o tradicional sistema rodoviário que a cidade já dispõe”, afirma. (Veja acima imagens aéreas da primeira viagem do metrô, cedidas pela prefeitura de Salvador).
A construção do metro começou no ano de 2000, com promessa de ter extensão de 12 km pronta em 2003. Adiada várias vezes, a entrega da primeira metade do percurso foi anunciada para inicio de 2012. O gasto, até agora, é de R$ 700 milhões.
A previsão é de 25 mil passageiros transitando por dia na estação de transbordo. No início de 2012, o Ministério das Cidades deve repassar R$ 33 milhões para subsidiar os primeiros seis meses de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário