MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mercosul quer flexibilizar regras para ingresso no bloco

 

Medida poderá acelerar a integração da Venezuela ao bloco econômico.
Líderes do Mercosul devem assinar acordo de livre comércio com Palestina.

Do G1, em São Paulo
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, em reunião do Mercosul nesta segunda-feira (19) (Foto: Reuters)O ministro das Relações Exteriores do Brasil,
Antonio Patriota, em reunião do Mercosul nesta
segunda-feira (19) (Foto: Reuters)
O presidente uruguaio, José Mujica, deverá propor formalmente na reunião desta terça-feira (20) do Mercosul a mudança da regra de admissão dos países no bloco, de forma a acelerar a integração da Venezuela como membro pleno. O ingresso do país não foi homologado até hoje pelo Senado do Paraguai, embora já tenha sido aprovado pelo poder Legislativo dos demais países. Isto fez com que a entrada da Venezuela no Mercosul esteja pendente há tres anos.
Os governos dos países do bloco poderão acertar uma nova fórmula de ingresso de países no Mercosul, com uma negociação menos complexa com as instâncias políticas internas. Doente de câncer, o presidente venezuelano Hugo Chàvez serà substituìdo na reunião de terça pelo chanceler Nicolás Maduro. A Venezuela pediu a sua admissão como membro pleno em 2004 e aguarda desde 2008 a aprovação do Senado paraguaio.
O mesmo trajeto para ingressar no Mercosul começará a ser feito pelo Equador. O presidente Rafael Correa deverá pedir formalmente a admissão do país, que usa o dólar norte-americano como moeda e é integrante de outro bloco regional, a Comunidade Andina.
Palestina
Também está previsto que os líderes do Mercosul assinem nesta terça um acordo de livre comércio do Mercosul com a Palestina. A iniciativa, no entanto, não entra em vigor imediatamente, pois precisa ser ratificada pelos Congressos de todos os países.
O objetivo é intensificar as trocas comerciais entre a Palestina e o bloco sul-americano. Para isso, inicialmente, os palestinos poderão exportar aos países-membros produtos como azeite de oliva e pedras de mármore livres de impostos. O Mercosul já firmou acordos semelhantes com outros países, como Israel e Egito.
Com informações do Valor Online e da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário