MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mangaba, fruta símbolo de SE, ganha destaque em rocambole de Natal

 

De dezembro à junho sempre tem mangaba em Sergipe.
Catadoras criam receitas para deixar a ceia ainda mais saborosa.

Do Globo Rural
Todos os dias, as catadoras seguem o mesmo caminho. Baldes e varas são levados para o trabalho, que começa cedo.
É tempo de mangaba no pé e a colheita é sempre animada. O fruto é a principal fonte de renda para as mulheres, ofício que atravessa gerações.
Fruta bonita, cheirosa, saborosa. Mangaba, palavra de origem indígena, significa coisa boa de comer. As catadoras sabem bem disso.
De dezembro à junho sempre tem mangaba em Sergipe. Nesta época do ano, quando os pomares estão carregados, as catadoras aproveitam para fazer o que adoram, criar receitas que vão deixar a ceia de Natal ainda mais saborosa. As ideias surgem enquanto elas catam a fruta.
Da colheita para a cozinha, as frutas fresquinhas reinam absolutas na receita que as mulheres preparam. Confira a dica do rocambole de mangaba.
Massa7 ovos
7 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de polpa de mangaba (fruta in natura passada na peneira)
Recheio
1/2 litro de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de polpa de mangaba
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 gema
2 folhas de papel manteiga são necessárias para assar e enrolar o rocambole
Modo de preparo
Prepare a massa batendo os ovos e o açúcar até ficar com a consistência de um creme. Em seguida, coloque a farinha de trigo e misture com uma colher. Adicione a polpa de mangaba e continue mexendo.
Em uma forma, forre o papel manteiga, espalhe um pouco de óleo e despeje a massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio misturando o leite, o leite condensado, o amido de milho, a manteiga, a gema e a polpa de mangaba. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Desligue o fogo e misture o creme de leite.
Quando a massa estiver pronta, retire com cuidado da forma e coloque sobre outra folha de papel manteiga. Em seguida, espalhe o recheio e enrole aos poucos. Decore o rocambole com o que sobrou do recheio. Mangabas carameladas dão um toque final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário