MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Líbia comemora independência pela 1ª vez em 42 anos

 

Agência Estado
Pela primeira vez em mais de quatro décadas, os líbios comemoraram ontem o 60º aniversário de independência do país do comando de Itália e França. Nos 42 anos sob o regime de Muamar Kadafi, a celebração foi descartada e em seu lugar era comemorada a data do golpe de Kadafi em 1969.

"Hoje iniciamos a construção da Líbia como nossos antepassados fizeram", disse o primeiro-ministro, Abdurrahim el-Keib, durante a comemoração. "Convocamos nossos filhos para construir a Líbia após sua destruição."

As declarações dele foram feitas em uma cerimônia oficial na capital, Trípoli. Milhares de pessoas de todo o país se reuniram na cidade na expectativa de um jantar organizado em 11 quilômetros de mesas na costa de Trípoli. Entretanto, o evento foi cancelado por motivos de segurança e por disputas entre ex-grupos rebeldes que foram convidados, disseram autoridades. No escritório do Conselho Nacional de Transição (CNT), ministros dividiram um bolo e se reuniram com jornalistas.

A Líbia foi ocupada durante décadas por vários países, e somente em 1947 tanto Itália quanto França renunciaram a partes do país. O Reino Unido da Líbia foi anunciado com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) no final de 1951, sob o comando do rei Idris. "Como o falecido rei Idris disse na época, preservar a independência é mais difícil do que alcançá-la", disse o presidente do CNT, Abdul-Jalil, na cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário