MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Instalação de fibra ótica pretende criar primeira cidade digital do AM

 

Cerca de 35 km de fibra ótica serão instalados de Manaus até Iranduba.
A instalação tem previsão para começar no primeiro trimestre de 2012.

Do G1 AM
Determinar a velocidade de conexão com a internet é algo bastante complicado, ainda mais em redes 3G (Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)Primeira cidade Digital do Amazonas
(Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)
Cerca de 35 km de fibra ótica serão instalados de Manaus até o município de Iranduba, distante 27km da capital, para levar a cidade acesso à internet banda larga de 10 megabytes, equivalente a dos grandes centros urbanos do país.
A iniciativa trata-se de um projeto de infra-estrutura tecnológica do Governo do Estado do Amazonas, que pretende transformar Iranduba na primeira cidade digital do interior do Estado.
O projeto receberá recursos provenientes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Governo do Estado, estimado em R$ 2,5 milhões.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e será executada pela empresa Processamento de Dados S/A (Prodam), órgão do governo estadual que ficará responsável pelo processo de instalação da fibra ótica e dos demais equipamentos tecnológicos, entre Manaus e Iranduba.
De acordo com o secretário da Sect, Odenildo Sena, o projeto beneficiará oito instituições federais, 18 estaduais e 24 municipais, somando 50 órgãos instalados em Iranduba, alcançando aproximadamente 40 mil pessoas.
O diretor-presidente da Prodam, Tiago Paiva, afirmou ainda que a rede interligará, inicialmente, Manaus, Iranduba e outros seis municípios, cujo acesso se dá por via terrestre – Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Itapiranga.
A instalação da fibra ótica tem previsão para começar no primeiro trimestre de 2012. A previsão é que todas as fases de implantação sejam concluídas até o fim de 2013.
Atualmente, dos 62 municípios do Estado, apenas Manaus dispõe de uma rede de fibra ótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário