MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Hortas comunitárias melhoram a alimentação de moradores de Pinhais

 

Cidade próxima a Curitiba tem programa de incentivo às hortas.
"Parei de tomar remédios", conta moradora que participa do projeto.

Do G1 PR com informações da RPCTV
Um projeto do Departamento de Agricultura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, incentiva moradores a manter hortas comunitárias em suas casas. De acordo com o coordenador Ari Frozza, o objetivo é fazer com que as pessoas que se mudam para os centros urbanos não percam o hábito da produção de alimentos. “O foco do nosso trabalho é a segurança alimentar e nutricional”, diz.
O programa da prefeitura distribui fertilizantes e adubos orgânicos, para auxiliar no crescimento das plantas. Com isso, os moradores podem produzir alimentos mais saudáveis e sem o uso de agrotóxicos. Além do material para o cultivo, a cada dois meses, um técnico da prefeitura visita as casas para ajudar os moradores com dicas sobre o que pode melhorar a horta.
João da Silva, um dos moradores com horta comunitária, conta que já plantou diversos tipos de frutas e verduras em casa. “Tem melão, cebola, tomate, pepino, salsa”, conta ele, que explica também que tudo começa com a vontade de ver a planta crescer. Thereza, mulher de João, conta que agora tem salada todos os dias em casa, graças à horta que ela e o marido cultivam. “Ninguém consegue comer sem a saladinha. Tem que ter”, diz.
Para Inez Roth da Luz, a horta representa, ao mesmo tempo, economia e terapia. “Mexendo com a terra, eu até já parei de tomar o remédio de depressão. Quando eu estou bem estressada, eu já venho para cá”, revela a dona de casa. Para ela, mexer na terra faz com que ela saia da horta “com outra vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário