MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Governo do RS reduz valor do ICMS para trigo destinado à ração animal

 

Expectativa é que corte ajude a escoar cerca de 300 mil toneladas do grão.
Decreto tem validade até o final de março do próximo ano.

Do Globo Rural
O governo do Rio Grande do Sul implementou uma medida que isenta o ICMS para o trigo destinado à ração animal. O decreto, que tem o objetivo de reduzir o custo de produção, vale até o fim de março e a expectativa é que o corte no imposto ajude a escoar cerca de 300 mil toneladas do grão. A decisão foi motivo de comemoração entre os criadores de aves e suínos gaúchos.
Com o corte no ICMS a ideia é acrescentar até 30% de trigo na ração de aves e suínos. Até a entrada em vigor, o produtor que precisava comprar o cereal no Rio Grande do Sul para produzir ração tinha que pagar um imposto de 17% sobre o produto. Agora, com a determinação da Secretaria da Fazenda do estado, produtos como o farelo de trigo, que há dois meses saia por R$ 420 a tonelada, custa cerca de R$ 100 mais barato, segundo o Sinditrigo, Sindicato da Indústria de Trigo.
A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual da Fazenda devido à previsão de quebra da safra de milho. O grão compõe uma média de 70% da ração animal, mas pode ser substituído em parte pelo trigo, o que deve equilibrar os custos de produção.
O agricultor Silvio Ohse, que possui cerca de dois mil suínos em Cruz Alta, no noroeste gaúcho, e também planta trigo. Na última safra foram mais de 400 hectares cultivados com o grão. “Assim, temos uma liquidez maior para o trigo que foi colhido recentemente e viabilizamos também a possibilidade de abastecimento, tendo em vista a quebra considerável na safra de milho que está por vir”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário