MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Galeota é vistoriada para festa de Bom Jesus dos Navegantes na Bahia

 

Celebração é a primeira data de festejos religiosos do ano em Salvador.
Técnicos da Capitania dos Portos liberaram embarcação para procissão.

Do G1 BA
Galeota Gratidão do Povo (Foto: Genildo Lawinscky/TV Bahia)Galeota Gratidão do Povo faz procissão marítima
(Foto: Genildo Lawinscky/TV Bahia)
A galeota “Gratidão do Povo”, que faz a procissão marítima da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Salvador, foi vistoriada e liberada para a cerimônia no dia 1º de janeiro de 2012. Técnicos da Capitania dos Portos avaliaram a estrutura da embarcação na manhã desta terça-feira (27) e não encontraram problemas que impeçam a navegação.
“Ela está bem conservada. É uma embarcação que vai para a água apenas uma vez no ano. A vedação das madeiras fica prejudicada por causa disso, mas esse ano está bem melhor. Não vejo grandes problemas para fazer a navegação”, disse o capitão de fragatas Gilberto Soares, que participou da vistoria.
A galeota conduz a imagem de Bom Jesus dos Navegantes pela Baía de Todos os Santos. As comemorações começaram nesta terça-feira, com alvorada de fogos às 5h. Às 7h30, foi celebrada a primeira missa do dia.
No dia 1º de janeiro, ponto alto da festa, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes sairá às 10h do píer da Capitania dos Portos na galeota Gratidão do Povo, passando pelo Porto da Barra, Cais do Porto, Ponta de Humaitá, com destino final na praia de Boa Viagem. As festividades só serão encerradas no dia 8 de janeiro.
 Programação
O tríduo da festa de Bom Jesus dos Navegantes, na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem começa na quarta-feira (28) e segue até sexta (30), sempre às 20h.
No dia 31 de dezembro, às 9h acontece a descida da galeota e às 16h o arcebispo Dom Murilo Krieger preside a Celebração Eucarística da Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes na Igreja da Boa Viagem. Em seguida, Dom Murilo participa da procissão marítima que leva a imagem de Bom Jesus até a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio
No dia 1º de janeiro, a missa da festa do Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem começa às 8 horas na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, de onde sai o tradicional cortejo marítimo, um dos momentos mais expressivos das comemorações. A imagem do Bom Jesus é levada de volta para a Boa Viagem na galeota “Gratidão do Povo” e acompanhadas de centenas de embarcações.
Três paradas para as saudações dos devotos e dos portuários acontecem no Farol da Barra, no Segundo Armazém das Docas e no Monte Serrat, de onde a procissão segue até a Boa Viagem.
  •  
Galeota Gratidão do Povo (Foto: Imagem/TV Bahia)Técnicos avaliaram estrutura da embarcação nesta terça-feira (Foto: Imagem/TV Bahia)
Após uma missa celebrada na igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, na manhã deste sábado (1º), a imagem de Bom Jesus dos Navegantes foi levada em procissão até o Segundo Distrito Naval de Salvador, onde partiu em uma procissão marítima p (Foto: Haroldo Abrantes/Agência A Tarde/AE)Festa reúne milhares de pessoas em Salvador (Foto: Haroldo Abrantes/Agência A Tarde/AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário