MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de dezembro de 2011

Fordinho ganha exposição com debate nesta sábado em São Paulo

 

Clube brasileiro do Ford A comemora 40 anos em evento na ESPM.
Modelo foi o substituto do histórico Ford T e revolucionou a publicidade.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo
Henry Ford e o modelo A (Foto: Divulgação)Henry Ford e o modelo A (Foto: Divulgação)
“Eu nem sabia falar quando me apaixonei pelo Fordinho. Minha avó morava na rua Vitória, em São Paulo, que tinha como novidade ser asfaltada. Minha tia me colocava na sacada e eu olhava os carros lá embaixo”, conta Renato Perracini. O publicitário é um dos fundadores do Clube do Fordinho, que comemora 40 anos neste sábado (17), junto com os já completos 80 anos do Ford A no Brasil – o substituto do histórico Ford T - em uma exposição em São Paulo.
A admiração pelo carro o tornou um colecionador e, juntos com outros apaixonados pelo modelo, Perracini organiza um debate neste sábado, junto com a exposição, no prédio da ESPM. “Se tudo der certo, vamos levar bolo com formato do radiador dele. Apagar as 80 velinhas vai ser fácil, acender não sei”, brinca o colecionador que se considera um dos “salvadores do Fordinho” ao ajundar a funda o clube em 18 de abril de 1971.
De acordo com Perracini, a mesa redonda do encontro tem como objetivo atrair os mais jovens para o modelo e contar a história do carro e de quem o coleciona. “O legal é reunir vários e desfilar pela cidade. Você vê cenas emocionantes”, conta. Entre as histórias colecionáveis está a de um velhinho, que tirou o chapéu e colocou a mão no peito quando viu a carreata passar. “Era como se estivessem tocando o hino nacional.”
Maior evento publicitário do mundo
O Ford A nasceu da necessidade de se criar um carro mais potente e mais avançado do que o modelo T, que inaugurou o chamado Fordismo. Esse modo de produção em massa idealizado pelo empresário Henry Ford revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada.
Para substituir o mito, Henry, seu filho Edsel e os engenheiros da montadora procuravam criar um carro inovador, com chassi mais avançado, motor de quatro cilindros, nova transmissão, novo sistema, freio nas quatro rodas, amortecedores e limpadores de pára-brisas. Em 22 de dezembro de 1927, o novo veículo batizado de "Modelo A”, para significar um novo começo, saiu da linha de montagem. Dez milhões de pessoas fizeram fila por dois dias, apenas para dar uma olhada na novidade.
Antes mesmo de as vendas começarem, já  havia milhares de encomendas. De acordo com o Clube do Fordinho, foram vendidos mais de e 5 milhões de unidades do modelo A até 1931. O carro chegou ao Brasil em 1928.
“Foi o maior acontecimento publicitário do mundo. A Ford interrompeu a produção do T, fabricado por 19 anos, e só lançou o Fordinho seis meses depois. Foram meses de expectativa, com a imprensa falando de graça. A Ford não gastou um tostão com a campanha”, explica Perracini.
“Todo mundo esperou. Os repórteres subiam nos postes, tentando fotografar o novo carro. As pessoas quebravam as vitrinas para ver o Fordinho em Nova York, fizeram filas de quarteirões. A polícia precisou cercar as vitrines”, ressalta o colecionador sobre a importância histórica do modelo.

80 anos de Fordinho no Brasil
Data: 17 de dezembro de 2011
Horário: 15h
Local: ESPM – Campus Profº Francisco Gracioso
R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Mais informações: (11) 5081-8200

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