MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Fiéis fazem procissão por São Benedito em Vitória, ES

 

Tradicional puxada do mastro acontece no domingo (25).
Banda de congo Amores da Lua acompanham os fiéis.

Do G1 ES
As tradicionais puxada e fincada do mastro de São Benedito, em Vitória, no Espírito Santo, acontecem neste final de semana. Os fiéis serão conduzidos pela banda de congo Amores da Lua. Eles saem da residência do mestre Reginaldo Sales, que fica na rodovia Serafim Derenzi, no bairro São Pedro, na capital.
Segundo a Associação de Folclore de Vitória, neste sábado (24), a partir das 16 horas, os devotos iniciam a procissão. No dia de Natal, neste domingo (25), às 15h30, começa a puxada do mastro com o barco e corda. Os fiéis seguem até a igreja de São Benedito, no bairro Santa Martha, onde é fincado o mastro.
Puxada de mastro é tradicional, em Vitória, no feriado de Natal (Foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta)Puxada de mastro é tradicional, em Vitória, no feriado de Natal (Foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta)
Panela de Barro
Ainda no domingo, a partir das 14 horas, inicia-se, na Casa de Congo de Goiabeiras, a cerimônia da puxada do mastro conduzida pela banda de congo Panela de Barro.
Segundo mestre Valdemiro Sales, tocadores, cantadeiras e demais devotos de São Benedito saem da Casa entoando cânticos elevando à frente da procissão a imagem do santo e o barco enfeitado.
O cortejo segue até a Igreja Católica Cristo Redentor, no bairro República, onde é realizada fincada do mastro, que permanece nesse lugar até o domingo de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário