MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Fiéis de igreja acusam agentes da Manaustrans de abuso de autoridade

 

Tumulto ocorreu em frente a Igreja Nossa Senhora de Nazaré.
Segundo fiéis, um agente de trânsito ofendeu o pároco da igreja.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM
Área em frente a igreja onde os agentes atuaram no domingo (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Área em frente a igreja onde os agentes atuaram no domingo (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Uma ação da Manaustrans para impedir filas duplas e estacionamento proibido em locais próximos à Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, terminou em bate-boca entre fiéis e agentes de trânsito, na manhã deste domingo (18), durante a Missa da Família. O encontro chegou a ser suspenso por causa da confusão.
Membros da paróquia acusaram alguns agentes de abuso de autoridade. Segundo a ministra da eucaristia, Edinora Sena, uma das pessoas ofendidas foi o pároco Alfredo Ferronato. Edinora contou que no momento em que o padre pedia explicações sobre o que a Manaustrans realizava em frente à igreja, o agente disse que era autoridade e que todos deveriam obedecê-lo.
"Na frente de várias pessoas, ele disse: 'Deus manda no céu, mas quem manda aqui embaixo somos nós'. Ficamos estarrecidos com tamanha falta de preparo", afirmou.
De acordo com ela, a Missa da Família ocorre há seis anos, todos os domingos, pela manhã e à tarde.
A professora de educação física Gena Alves, de 56 anos, que frequenta a Missa da Família há quatro anos, afirmou que nunca houve problemas com as autoridades de trânsito. "Uma parte da pista da praça em frente à igreja é interditada, mas o trânsito segue na outra parte. A Rua Fortaleza é larga e costumamos fazer fila dupla durante os horários das missas. Sabemos que é errado, mas nunca causamos problemas", argumentou.
Outra frequentadora da paróquia, a engenheira Keite Souza, de 32 anos, reclamou que na última semana, um grupo de agentes aplicou dezenas de multas enquanto os fiéis estavam dentro da igreja, na missa. Neste domingo, eles impediram as pessoas de estacionarem seus carros próximo à paróquia. "Quando os fiéis souberam que a Manaustran estava lá fora, houve uma confusão generalizada. Os agentes de trânsito agiram com despreparo, pois deveria conversar antes de agir desta forma", afirmou.
O diretor presidente da Manaustrans, tenente-coronel Valter Cruz, informou que agentes vão estar no local nos próximos domingos para orientar os fiéis e que irá solicitar da Faculdade Marta Falcão, localizada próximo à Igreja de Nosa Senhora de Nazaré, que ceda o estacionamento aos domingos. Sobre a postura de um dos agentes de trânsito, Cruz informou que ele será chamado para dar explicações.
"O que foi relatado é que ele disse uma coisa e entenderam outra. Afastamos ele para não haver mais confusão, mas tenho certeza que há uma explicação para isso. Se isso correu, pedimos desculpas ao padre Alfredo Ferronato", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário