MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Ferrugem asiática ameaça lavouras de soja na região Leste de Goiás

 

Doença foi constatada por agrônomos nas cidades de Luziânia e Cristalina.
'Melhor prevenção é o monitoramento contínuo das plantas', afirma professor.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Lavouras de soja de produtores rurais dos municípios de Cristalina e Luziânia estão ameaçadas pela ferrugem asiática. O fungo foi detectado nas folhagens da planta por agrônomos da região. De acordo com o professor e agrônomo José Nunes Júnior, o agricultor deve precaver a doença. “Ele tem que ficar de olho para ver ser encontra algum sinal da ferrugem asiática, pois, os o fungo pode atingir até 90% das lavouras e em alguns casos a perca é total. Não é brincadeira”, alerta.
Segundo José Nunes Júnior, as plantações podem ter sido atingidas pelo fugo por causa da falta de vigilância no cultivo. “Ela surgiu provavelmente pela falta de monitoramento dos produtores nas sojas voluntárias que ficam no meio da lavoura. Porém, o período seco também pode ter proporcionado o aparecimento do fungo”, explica o professor, que conclui. “Através das pesquisas queremos mostrar aos produtores que é possível conviver com a ferrugem asiática”.
Doença
A ferrugem asiática é transmitida pelo parasita Phakopsora pachyrhizi. Ele atinge principalmente as lavouras de soja, causando a queda na produtividade ou até a perca total da lavoura. Por ser uma doença nova, ainda não foi descoberto o combate preciso. A principal prevenção é o monitoramento constante das plantas.
De acordo com o professor e agrônomo José Nunes Júnior, se o fungo for identificado logo no início, os produtores devem aplicar fungicidas imediatamente, pois, ele se espalhe pelo vento e pode alastrar toda a lavoura. Porém, ele alerta que isso deve ser realizado por um profissional especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário