MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fazenda em Itapetininga, SP, lucro com hotel para ovelhas

 

A fazenda do município serve como hotel para as ovelhas gerarem filhotes.
Criadores pagam para deixar na propriedade para reprodução e engorda.

Do G1 Itapetininga e Região
Um criador de ovelhas de Itapetininga, interior de São Paulo, aposta nas parcerias para produzir mais carne. A propriedade funciona como uma espécie de hotel de ovinos para a engorda e reprodução. As ovelhas prenhas ficam confinadas e recebem tratamento especial até a amamentação. A experiência está dando certo.
A fazenda tem aproximadamente 800 animais, 500 matrizes são de criadores da região, chamados de parceiros. Os criadores pagam para deixar os animais na propriedade para reprodução e engorda dos cordeiros.
Segundo Donizete Carlos Dias, dono da fazenda, a expectativa é triplicar a produção em 2012. A estrutura está montada para acomodar 4 mil cabeças. Nesta fazenda de Itapetininga, são vendidas 3,5 toneladas de carne de cordeiro por mês. Os cuidados com os animais são constantes.
Para cada parceiro saber qual é o seu animal, a fazenda desenvolveu uma braçadeira eletrônica, como se fosse um colar, que fica no pescoço da ovelha. Nela tem um chip, onde as informações, como alimentação e medicamentos usados no dia-dia ficam armazenadas.
Donizete diz que desenvolveram um software via internet que o dono do animal pode acompanhar o dia-dia do bicho.
Segundo a Associação Paulista de Criadores de Ovinos, o estado de São Paulo, hoje, tem de 700 a 800 mil cabeças. As regiões de Bauru e São José do Rio Preto são referencias na criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário