MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Exames descartam morte de macacos por febre amarela em Mato Grosso

 

Novos exames serão realizados nos animais para identificar causa da morte.
Macacos foram encontrados mortos em bairro de Cuiabá.

Do G1 MT
Os exames laboratoriais realizados em 11 macacos encontrados mortos em Cuiabá descartaram a possibilidade de febre amarela. A confirmação é do superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Oberdan Lira. As investigações iniciaram ainda no mês passado depois que os animais foram encontrados no bairro Jardim Aquários. Um morador notou a diminuição na quantidade de animais na região.

Conforme Lira, o material analisado nesta primeira fase passará por uma nova avaliação e o resultado deve sair em 30 dias. Além da hipótese de febre amarela para os primatas, a superintendência da Vigilância em Saúde investigava a suposta possibilidade de raiva animal. No entanto, esta última hipótese foi descartada. A suspeita de morte em função de uma epidemia de febre amarela motivou a primeira investigação desta natureza no estado.
Apesar da ocorrência, o superintendente afirma não haver motivos para a população se preocupar. De acordo com a Secretaria de Saúde, desde o início do ano não foram detectados casos de febre amarela em animais no estado. No ano passado, ocorrências desta natureza também não foram verificadas.
Um balanço apresentado pelo poder público mostrou que de 1992 a 2006 foram 22 casos de febre amarela, sendo que em 13 houve morte e nove resultaram em cura. Em 2007, apenas um caso foi registrado, no município de Juara.
A doença infecciosa é provocada por um vírus transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Humanos contaminados com a doença têm atacados órgãos como o fígado e podem morrer caso o problema não seja tratado. A vacina disponível nas Unidades Básicas de Saúde do Estado é a única forma de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário