MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Espírito Santo vai construir primeiro navio-sonda do Brasil


Folha Vitória

O primeiro navio-sonda brasileiro para exploração de petróleo será construído no Espírito Santo. O anúncio foi feito durante o lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), realizado nesta segunda-feira (19), no distrito de Barra do Sahy, em Aracruz, com a presença do governador Renato Casagrande e outras autoridades, empresários e lideranças municipais.
O investimento para construir o empreendimento é de R$ 1 bilhão. A previsão é que o estaleiro inicie suas operações a partir de 2013 e esteja totalmente concluído em 2014.
Durante as obras, o estaleiro vai gerar 2,5 mil empregos, diretos e indiretos e, uma vez em operação, gerará cerca de 6 mil postos de trabalho. O compromisso é que a empresa capacite e dê prioridade à contratação de trabalhadores residentes na região de influência do empreendimento, de acordo com a prioridade do governador Casagrande, que é de levar o desenvolvimento equilibrado às 12 micorregiões do Estado.
Para isso, já no início do próximo ano, o EJA colocará em ação seu plano de capacitação profissional, em parceria com escolas e entidades da região. A expectativa é treinar cerca de 500 pessoas numa primeira fase, ampliando as chances para os moradores locais atuarem não só no estaleiro, como em outras empresas locais.
Para o governador, a construção do navio-sonda abre uma nova frente de oportunidades para o Estado, com a implementação da indústria naval. "Terminamos o ano com muitos resultados positivos, investimento público elevado e agora anunciamos o início da obra da Jurong, que acreditou no nosso Estado, graças às regras claras e à relação transparente que existe entre os poderes públicos e os investidores que nos procuram. É um investimento que dá confiança e mostra que o Brasil está se posicionando à frente na economia mundial”.
Para o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, o início das obras e o anúncio da construção do primeiro navio-sonda é um grande presente de Natal para os capixabas. “O sonho começou há cinco ou seis anos, com a assinatura de um protocolo de intenções para que tivéssemos um estaleiro. Hoje, nasce aqui no nosso Estado um novo polo naval, que vai construir o primeiro navio-sonda de exploração de petróleo feita no Brasil, um grande presente para os capixabas”, finalizou.
De acordo com o diretor-presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, Martin Cheah, será um dos navios-sonda  mais modernos do mundo. “É capaz de perfurar áreas com lâmina d’água de 3.000 metros e de chegar a uma profundidade de 7.000 metros, nos poços de petróleo na camada pré-sal. Mas o melhor é que será capixaba”, vibrou o executivo.
Foto: Divulgação/Secom/Thiago Guimarães

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário