MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Especialista dá dicas para reforçar segurança de casa no fim de ano

 

Roubos e furtos aumentam cerca de 10% neste período, diz Polícia Civil.
Verificar fechaduras, apagar luzes e avisar ausência são alguns conselhos.

Luna Markman Do G1 PE
Se vai ficar fora de casa, reforçe a segurança (Foto: Luna Markman/G1)Se vai ficar fora de casa, reforce a segurança
(Foto: Luna Markman/G1)
Muitas pessoas arrumam as malas para aproveitar as festas e folgas de fim de ano viajando. Entre dezembro e janeiro, o número de roubos e furtos a residências aumenta cerca de 10% em relação aos outros meses do ano, de acordo com dados da Polícia Civil de Pernambuco.

É que muita gente viaja e não toma cuidados básicos para manter a segurança da casa ou apartamento, e os criminosos aproveitam. “Esse é um tipo de crime que a polícia não consegue evitar, pois os ladrões se aproveitam da ausência dos moradores e dos policiais na rua para roubar”, disse o diretor de Operações da Polícia Civil, Osvaldo Morais.
No entanto, o policial apontou uma redução de 37% nos roubos e 15% nos furtos a residências entre 2010 e 2011, em Pernambuco. “Essas ocorrências diminuíram porque as investigações aumentaram. Conseguimos concluir mais inquéritos dessa modalidade criminosa, identificando as quadrilhas e tirando-as de circulação”, falou.

De olho na segurança

Moradora de Olinda, no Grande Recife, a família da fisioterapeuta Patrícia Luna sempre viaja no fim de ano ou nas férias de janeiro. Costumam passar, no mínimo, quatro dias fora de casa. “Uma vez, um homem que estava fugindo da polícia pulou o nosso muro. Vimos que estávamos vulneráveis. Decidimos comprar um cachorro para nos dar mais segurança”, lembra Patrícia.
As irmãs Polliana e Patrícia com os "cães de guarda" (Foto: Luna Markman/G1)As irmãs Polliana e Patrícia com os "cães de
guarda" (Foto: Luna Markman/G1)
Hoje, são dois: Apollo e Nanete, um labrador e um pastor alemão, respectivamente. “Nós estamos adestrando os dois. Compramos Nanete porque sabemos que pastor alemão está sempre alerta. Se alguém estranho entrar aqui, ele avança”, comenta Patrícia. “Além dos cachorros, quando vamos viajar, nós também trancamos as grades com cadeados, avisamos ao porteiro do prédio em frente à nossa casa e também pedimos que um parente fique no imóvel”, complementa.
Dicas do especialista
A família de Patrícia Luna está no caminho certo, segundo o gestor de segurança privada Carlos André Menezes. “A primeira medida a ser tomada quando se vai viajar é verificar as condições das fechaduras, portas e janelas, cuidando de reforçar tudo com travas de segurança. Para a área externa da residência, é bom colocar cadeado e corrente”, recomenda. Sistema de alarme e cerca elétrica também são boas opções para aumentar a proteção.

O especialista orienta as pessoas a não deixarem as luzes internas da residência ligadas. “À noite, pode parecer que tem gente em casa, mas, de dia, vai causar a impressão inversa, chamando muito mais atenção”, explica. No mercado existem sensores de presença e timers que programam o momento da luz acender. Os equipamentos saem, em média, por R$ 40.
Carlos André ainda aconselha que pessoas de confiança sejam avisadas da ausência, além de síndicos e porteiros, deixando, inclusive, telefones para contato. “Suspenda a entrega de correspondências durante esse período ou peça a um amigo que recolha suas encomendas para que elas não acumulem, dando dica para os bandidos. Só entregue a cópia da chave da sua casa ou do automóvel para alguém de confiança, nunca na portaria”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário