MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Empresários se unem para montar franquia de prato japonês

 

Investidores receberam apoio do Sebrae para montar negócio.
Os sócios investiram R$ 200 mil no negócio.

Do PEGN TV
O sobá é um prato japonês, muito popular em Mato Grosso do Sul. E empresários do setor de alimentação montaram uma franquia baseada nesta receita especial.
Um dos sócios é Marcos Aurélio Taira. Dono de uma sobaria há 23 anos, ele quer tornar o prato popular no país.
“Ele é um grande desafio para Campo Grande, o Mato Grosso do Sul, né? Levar para as pessoas conhecerem. Assim como o churrasco é do gaúcho, o sobá é do campo-grandense”, diz Taira.
O maçarão caseiro é bem leve, e a distribuição dos ingredientes na tigela é muito importante. A carne, cortada em tiras, pode ser bovina, suína ou de frango, e a cebolinha picada. E por baixo vem o macarrão e o caldo, que leva shoyo, saquê-mirim, gengibre, sal e vários outros temperos. Uma mistura que conquistou os clientes.
Juntos, empresários do estado procuraram o Sebrae e montaram um restaurante na praça de alimentação de um hipermercado de Campo Grande. a loja é um modelo para um programa nacional: “o projeto incubadora de franquias”.
“O Sebrae Nacional fez uma pesquisa no Brasil todo para buscar dois negócios que pudessem ser o piloto pra essa metodologia. E a franquia do sobá aqui de Campo Grande ela acabou sendo selecionada”, conta Téris Maria Gonçalves, do Sebrae – Campo Grande/MS
O trabalho que o Sebrae fez no local vai ser aplicado em todo o país, com pequenos empresários que desejam transformar seus negócios em franquias. Durante um ano, os cinco sócios estudaram muito e receberam ajuda de especialistas.
“Várias consultorias de higiene e manipulação, boas práticas, é formatação de ficha técnica e todas, é formação de cardápio, formação de preço, de consultoria até na parte de financeira, como trabalhar financeiramente, como organizar”, conta a também empresária Patrícia Cris Ireijo Yoza.
O Sebrae trouxe uma arquiteta para desenvolver o projeto e um designer para criar a identidade visual. Um advogado formulou os contratos e até um especialista em manuais de franquia foi convocado, que elabora todos os manuais operacionais e de gestão pra que isso possa ser repassado e que o franqueado consiga executar as tarefas de maneira padronizada.
Os sócios investiram R$ 200 mil no negócio. A loja modelo é um sucesso de público e está pronta para a expansão. A empresa já negocia a venda de três unidades. É um bom começo para quem tem uma meta ambiciosa: abrir 17 lojas em 24 meses.
E os futuros franqueados podem escolher entre dois modelos de negócio: o empreendedor pode montar um fast food em shoppings ou um restaurante de rua. O investimento fica entre R$ 180 e R$ 230 mil. A previsão de faturamento mensal fica entre R$ 60 mil no restaurante e R$ 80 mil no fast food. Seja qual for a escolha, o franqueado será capacitado na loja modelo.
“Primeiro, um conhecimento técnico, depois a parte estrutural, daquilo que ela precisa conhecer dentro de uma cozinha, e toda a qualificação da administração financeira também”, diz Taira.
Segundo números da Associação Brasileira de Franchinsing, o Brasil tem 1.855 franquias, com mais de 86 mil lojas. No ano passado, elas faturaram R$ 76 bilhões, um crescimento de 20% em relação a 2009.
E a franquia do sobá quer fazer sucesso não só no Brasil – a idéia é levar a marca para o Japão.
“Meu sonho é levar essa iguaria, o sobá, para a origem que ela veio, Okinawa, e honrar os meus avós, porque o princípio da honra é através da atitude”, conta Taira.

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