MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Empresários das indústrias do Paraná estão menos otimistas para 2012

 

Pesquisa consultou 425 empresas das diferentes regiões do Paraná.
79,95% das empresas têm perspectivas positivas para 2012.

Do G1 PR
Índice em Curitiba ficou abaixo da média nacional do desemprego (Foto: Divulgação)Pesquisa da Fiep indica queda no otimismo dos
empresários do setor industrial (Foto: Divulgação)
O otimismo do setor industrial do Paraná caiu 10% quando comparado a 2010. De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), 76,95% das empresas consultadas têm perspectivas positivas para 2012. Outros 8,65% afirmaram não ter definição sobre o futuro desempenho. Este é o pior resultado desde 2009, quando 62,17% dos empresários industriais estavam animados para o ano seguinte.
A Fiep entrevistou 425 empresas paranaenses de todas as regiões do Estado e de diferentes portes. Essas indústrias empregam, de acordo com a Fiep, 106 mil pessoas, que representam quase um quinto do número total de trabalhadores do segmento.
Na avaliação da Fiep, a queda no otimismo ocorreu porque o mercado interno dá sinal de desaceleração, uma vez que desde outubro a produção do setor industrial vem apresentando queda acentuada. A carga tributária praticada no Brasil também foi apontada pelos empresários como um empecilho para a expansão do setor.

Ainda que haja diminuição no otimismo, de acordo com a pesquisa, 40,57% dos empresários pretendem realizar investimentos nas indústrias em 2012. Desses, 77% afirmaram que utilizarão recursos próprios para concretizá-los. Além disso, 38,99% das empresas acreditam em aumento nas vendas no próximo ano, enquanto 20,44% esperam crescimento do número de empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário