MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Empreendedores se dão bem após passarem por dificuldades

 

Ex-detento é dono de uma franquia de imóveis planejados.
Grife de ex-bóia-fria é uma das que mais faturam no país.

Do PEGN TV
Empreendedores que superaram as dificuldades e hoje são donos de grandes empresas mostram que, com persistência e ousadia, é possível se dar bem.

O empresário Rogimar Rios é um exemplo de força de vontade e superação. Nascido em Osasco, na Grande São Paulo, Rogimar, de 34 anos, é dono de uma franquia de móveis planejados. Ele entrou nesse mercado há 9 anos, depois de viver a pior experiência da vida dele. Rogimar é ex-detento. Foi preso em 2002, após uma tentativa de assalto a um comércio.

“Foi mais que uma fraqueza. Atingiu assim tudo que é mais importante no ser humano, ego, atingiu família, que para mim é a minha estrutura, atingiu a minha parte sentimental financeira e até física”, revela Rios.

Ele cumpriu 10 meses de pena em regime fechado e outros 8 meses em regime semiaberto. No período, começou a trabalhar no mercado moveleiro. Com apenas R$ 700 no bolso, ele propôs uma sociedade com os donos da loja em que trabalhava na época. Eles aceitaram e pediram em troca que Rios oferecesse conhecimento técnico. Assim, nascia o primeiro negócio próprio. Com o tempo, a loja aumentou e ele juntou capital para sozinho investir na franquia que tem hoje.

A loja atende a 80 clientes por mês. São feitos projetos para sala, cozinha, quarto e escritório. Os preços variam entre R$ 13 mil e R$ 25 mil. O faturamento é de R$ 1 milhão por mês. “Nós devemos fechar 2011 pelo menos com 47% em referente ao ano passado, isso nos deixa muito otimista em relação ao ano que vem”, diz o empresário.

ModaEm uma fábrica, os sonhos de um menino viraram negócio milionário. No local são confeccionados acessórios, roupas e sapatos femininos de uma das maiores e mais badaladas grifes de moda do país no momento. Por mês, são produzidas 230 mil peças. O trabalho é feito por 2,2 mil funcionários.

Montar o próprio negócio sempre foi um sonho para o jovem de infância humilde. Marco Franzato trabalhava como bóia-fria no interior do Paraná. “Mexe comigo essa história. Mexe comigo não é de tristeza, não é nada disso, é de agradecer por tudo o que tem acontecido na empresa”, diz.

Em 2010, os números ficaram bem acima do mercado. A empresa cresceu 30% em relação a 2009. No mesmo período, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção registrou um índice de 6%.

Tamanho sucesso, segundo o empresário, é um reflexo da maneira como lida com os negócios. “A gente sabe que precisa a cada dia surpreender o mercado, fazer uma coisa diferente. Para fazer moda neste país, não é fácil”, afirma.

A grife voltada para consumidores das classes A e B está presente em mais de 3,5 mil pontos de venda no Brasil e já exporta para 12 países. Atualmente, é uma das que mais faturam no mundo da moda no país. Algo em torno de R$ 300 milhões por ano.

“O diferencial da marca é a exclusividade, os tecidos e os desenhos das peças são escolhidos por uma equipe de criação, e confeccionados nas 19 unidades fabris espalhadas pelo Paraná, e interior paulista.”

A grife é vendida em lojas próprias. Para atrair consumidores, aposta na qualidade e nas novidades. A cada dois meses, uma nova coleção chega às vitrines. “As peças são coloridas, é uma moda comercial. Mas ousada ao mesmo tempo, então tu consegue conciliar uma coisa com a outra”, diz a consumidora Rita Telles Domicis.
E para os próximos anos, Franzato está otimista. Espera manter o bom crescimento e alcançar a liderança do mercado. “O nosso objetivo é que seria a gente concluir o ano de 2020 sendo um grupo realmente número um de moda no Brasil, mas não só em faturamento, isso é claro, mas em satisfação de cliente”, revela.

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