MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Em SC, forte chuva de granizo prejudica produtores de maçã

 

São Joaquim, na Serra Catarinense, é o maior produtor do estado.
Grande parte da safra foi perdida.

Do Globo Rural
A economia do município de São Joaquim, na região de Serra de Santa Catarina, gira em torno da fruticultura, que garante renda para mais de 2 mil produtores.
No momento, o fruto está com pouco mais de três centímetros de diâmetro e falta um mês e meio para a colheita, mas o clima atípico dos últimos 20 dias surpreendeu quem vive na região.  Houve geada e chuvas de granizo.
A última chuva foi a mais intensa. Foram 30 minutos de granizo, tempo suficiente para comprometer o trabalho dos produtores que esperavam uma safra de qualidade superior às anteriores, mas que acabará sendo a pior dos últimos 10 anos.
Henrique Pereira faz parte da comunidade de Luizinho, onde 95% dos 180 pequenos produtores foram afetados. Na propriedade dele são quatro pomares. A expectativa era faturar R$ 150 mil, mas o prejuízo já chega a R$ 60 mil.
Os agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, a Epagri, estão fazendo visitas às propriedades para dimensionar os danos causados às macieiras. Eles já calculam redução de 25% na produção da safra de 2012, estimada em 180 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário