MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Em MS, feira de tecnologia terá novas cultivares de soja resistentes a pragas

 

Serão 20 lançamentos de cultivares durante evento de difusão tecnológica.
Showtec será realizada entre 25 e 27 de janeiro de 2012 em Maracaju.

Do G1 MS

Showtec 2012 terá palestras e mostra de lançamentos agrícolas (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)Showtec terá palestras e mostra de lançamentos
agrícolas (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)
A Fundação MS lançou nesta segunda-feira (12) a 16ª edição da Showtec, feira de difusão de tecnologia para a produção agrícola. O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2012 em Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, e terá como tema a produção de alimentos com consciência ambiental.
A expectativa dos organizadores é de receber 15 mil visitantes nos três dias do evento. A feira será instalada em uma área de 150 mil metros quadrados e terá estandes de 115 empresas do setor de agronegócios. Para o diretor-executivo da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, o desafio do setor produtivo é expandir a oferta de alimentos sem avançar sobre áreas de florestas.
"Temos em Mato Grosso do Sul 9 milhões de hectares em áreas degradadas, e no Centro-Oeste são 50 milhões. Precisamos trabalhar para recuperar essas áreas e ampliar a produção de alimentos", disse Broch.
Por meio da Showtec, os produtores rurais terão acesso a mais de 500 tecnologias agropecuárias, além de lançamento de cultivares de soja e híbridos de milho. Entre as novidades, uma espécie de soja mais resistente a pragas e doenças. A programação do evento terá ainda 20 palestras com pesquisadores de diversas áreas voltadas à agricultura.
A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, afirmou que os governos precisam superar o desafio de crescer em produtividade sem expandir para novas áreas. "A Organização das Nações Unidas estipulou uma meta para o Brasil elevar em 40% a produção de alimentos nos próximos 30 anos. Ações como a Showtec são importantes porque a pesquisa acadêmica é aplicada na prática e repassada aos produtores", disse.
Produtores rurais e políticos participaram do lançamento da Showtec (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)Produtores rurais e políticos durante o lançamento
da Showtec (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
Agro Debate
Durante o lançamento da Showtec, no auditório da Federação da Agricultura e da Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a Rede Matogrossense de Comunicação lançou o Agro Debate, site de notícias especializado em agronegócios.
O diretor executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho, afirmou que a ferramenta deverá ajudar os produtores rurais que buscam por informação específica sobre o setor. "O site vai oferecer uma oportunidade de colocar as opiniões em debate, e com esse debate pretendemos contribuir com o desenvolvimento da agricultura", disse.
O editor-chefe Olmir Cividini falou sobre a missão da equipe de jornalistas do Agro Debate. "Nosso grupo decidiu criar essa ferramenta para trazer à luz grandes temas da agricultura moderna, e debater novos caminhos. Com isso, vamos oferecer ao produtor rural um canal para se identificar e participar das discussões", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário