MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Em Goiás, laboratório realiza análise de ferrugem asiática gratuitamente

 

Procedimento é feito na Casa do Produtor, no Sindicato Rural de Rio Verde.
Focos da doença foram identificados na cidade, em Motividiu e em Cristalina.

Do G1 GO, com informações da TV Anhaguera
Em Rio Verde, o produtor rural conta com um laboratório direcionado para identificação da ferrugem asiática nas lavouras de soja. Localizado na Casa do Produtor, no Sindicato Rural do município, o espaço realiza gratuitamente todo procedimento necessário. “Trarei as amostras por cerca de 20 dias aqui no laboratório”, relata o agrônomo Rodrigo Lopes.
Além do laboratório, os agricultores também podem encontrar dados no site, que é coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As informações do portal são enviadas por instituições de ensino superior de Goiás, Distrito Federal e Paraná.
Casos
Após agrônomos identificarem a ferrugem asiática em lavouras de Cristalina (GO), os municípios goianos de Rio Verde e Montividiu também constataram a doença em duas lavouras da região. Os fungos afetaram uma área de alerta da própria Universidade de Rio Verde, que serve de termômetro para os agricultores, e outro foi identificado em uma fazenda. “Com esses dados, os fazendeiros devem ficar atentos e redobrar o monitoramento nas plantações”, orienta o pesquisador Hércules Diniz Campos.
Alerta
De acordo com o Sindicato Rural de Rio Verde, houve queda no número de agricultores que solicitaram o serviço de identificação da ferrugem asiática no laboratório da Casa do Produtor. Segundo a instituição, o projeto - realizado em parceria com a Universidade de Rio Verde e o Instituto Federal Goiano (IFG) - analisou somente 100 amostras neste mês de dezembro. No ano passado, a unidade verificou cerca de 1675 amostras durante todo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário