MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Detentos de Itumbiara (GO) trabalham em horta para diminuir pena

 

Eles diminuem um dia da condenação a cada três dias trabalhados.
Projeto foi criado há três meses em parceria com o Poder Judiciário.

Do G1 GO, com informações da TV Anhaguera
Detentos do Presídio Regional de Itumbiara, a 211 km de Goiânia, diminuem um dia da pena a cada três dias trabalhados em uma horta cultivada no local. De acordo com o diretor da unidade, Weber de Paula, cinco presos são responsáveis por cuidar da plantação de pimenta, no qual, o produto final chega a ser vendidos em comércios do município, que normalmente às utilizam para fazer conserva. O dinheiro arrecadado com as vendas é direcionado à manutenção do presídio.
Em aproximadamente 70 pés de pimenta malagueta, bode e dedo de moça, que estão no período de safra, os detentos chegam colher cerca de 20 kg dos frutos por semana. “Com esse projeto pretendemos sustentar melhor a unidade, consequentemente, reeducando os presos à sociedade. O foco principal é a sustentabilidade e a ressocialização”, explica o diretor da unidade, Weber de Paula.
Além disso, ele ainda relata que o sistema de gotejamento reduz cerca de 30% o uso de água na a irrigação do solo. "Todo procedimento não tem uso de energia elétrica. Usamos canos com micro furos que evita o desperdício d’água no terreno inclinado. Isso também diminui a ocorrência de fungos na lavoura”, conclui.
Reeducação
O projeto iniciado há três meses em parceria com Poder Judiciário de Itumbiara tem contribuído com a recuperação de detentos como Josimar Vieira. “Eles dão pra gente a oportunidade pra gente ajudar o presídio e as pessoas que está aqui”, acredita o reeducando.
Já Samuel Molina, condenado a 34 anos de prisão por furtos e roubos, espera ansioso pela libertação no próximo mês de março. "Graças a Deus estou vencendo com muito esforço e trabalho. A penitenciaria me ofereceu boas oportunidades", relata o detento que será liberado por bom comportamento e pelos trabalhos realizados na horta. Ele teve a pena reduzida em sete anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário