MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Desapropriação de obras da Copa 2014 continuam sem previsão, no AM

 

UGP Copa não tem previsão para as desapropriações no estádio da Colina.
Dossiê sobre reforma de obras para a Copa foi divulgado nesta segunda.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Visão geral de como ficará o estádio Ismael Benigno  (Foto:  Divulgação)Visão geral de como ficará o estádio Ismael
Benigno (Foto: Divulgação)
A Unidade Gestora do Projeto Copa do Estado do Amazonas (UGP Copa) ainda não tem previsão para realizar as desapropriações necessárias para a reforma do estádio Ismael Benigno, o estádio da Colina, no bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, e construção do sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT).

As obras fazem parte da lista de adaptações exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) à Manaus, uma das cidades-sede da Copa de 2014.
Os Comitês Populares da Copa, que reúnem acadêmicos, moradores de comunidades, movimentos e organizações sociais, divulgaram na manhã desta segunda-feira (12), um Dossiê da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa - Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil, um documento que reúne casos de impactos e violações de direitos humanos nas obras e transformações urbanas empreendidas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil.
Projeto do BRT nas vias de Manaus  (Foto: Divulgação)Projeto do BRT nas vias de Manaus (Foto: Divulgação)
De acordo com as informações do documento, a falta de informação sobre as desapropriações necessárias a implantação do projeto de BRT e a reforma do estádio da Colina gera preocupação do Comitê Popular.

Ainda segundo o dossiê, os moradores dos arredores do Estádio Ismael Benigno vivem sob a incerteza da desapropriação, alegadamente necessária para a ampliação e modernização do campo que poderá ser usado como Centro de Treinamento durante a Copa.
O dossiê contém ainda a informação de que R$ 24 bilhões de recursos públicos (10 vezes o orçamento do Ministério dos Esportes em 2011) estão previstos para as obras das 12 cidades sedes. Ainda de acordo com o documento, as construtoras dos campos de treinos nas cidades que atuarão como apoio à Copa receberam isenção de impostos.
O Ministério Pública Federal no Amazonas (MPF/AM) realizou uma audiência no dia 1º de agosto, em Manaus, e trabalha com um inquérito para acompanhar o andamento das obras relacionadas a copa em Manaus. Segundo informações do MPF/AM, o órgão fiscaliza o andamento das obras levando em consideração aos respeito aos direitos humanos. Ainda de acordo com o MPF/AM, no projeto básico já deve incluir as desapropriações.
Estádio da Colina, no bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus (Foto: Divulgação)Estádio da Colina, no bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus (Foto: Divulgação)
Segundo o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango, duas casas serão desapropriadas nas proximidades do estádio da Colina. "Essas casas estão situadas atrás do estádio e serão eventualmente desapropriadas para a conclusão da via próxima ao estádio", afirmou ao G1. Sobre as desapropriações relacionadas ao BRT, o coordenador afirmou ainda ser possível saber porque o sistema ainda está em processo licitatório. "Assim que lançarmos a licitação, vamos encaminhá-la para a Procuradoria Geral do Estado do Amazona (PGE/AM)", afirmou Capobiango ao explicar que ainda não se tem a informação sobre as desapropriações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário