MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Deficientes visuais participam de sessão de cinema especial no ES

 

Primeira sessão com audiodescrição aconteceu nesta sexta (9), em Vitória.
Mais de 20 deficientes visuais do Instituto Luis Braile compareceram.

Do G1 ES
Luz, câmera e ação! Nesta sessão, a frase clássica que motiva o cinema fica sem um elemento: não há luz, não há imagens. Só é permitido ouvir, e, acima de tudo, sentir. Foi assim que mais de 20 pessoas acompanharam a primeira sessão de cinema audiodescritivo da história do Espírito Santo, considerada como "um dia histórico para os deficientes visuais de Vitória", por Vanderli Santana, deficiente visual. A sessão de cinema audiodescritivo aconteceu no Cine Jardins, em Vitória, nesta sexta-feira (9) e foi organizada pelo Instituto Luiz Braille. Com os olhos vendados, a reportagem do G1 acompanhou a sessão que exibiu o filme nacional 'Se eu Fosse Você', com a técnica da audiodescrição.
"É um filme normal como outro qualquer. Só que, junto com o próprio áudio do filme, é gravada uma descrição paralela, em que tempo, detalhes das roupas, movimentos e mudança de ambientes são descritas com riqueza de detalhes para que os deficientes entendam o que se passa na história. Isso já é comum em outros lugares, mas aqui no estado é a primeira vez. Este é um pontapé inicial para a inclusão cultural dos deficientes visuais aos espaços de lazer de Vitória", explica a psicóloga e voluntária do Instituto Luiz Braille, Ligia Gravatá.
Deficientes visuais acompanham sessão de cinema em Vitória (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Deficientes visuais acompanham sessão de cinema em Vitória (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Para quem possui a deficiência, o dia foi de muita emoção e ansiedade. "Nunca tive uma experiência como essa, é muita emoção estar em uma sessão de cinema. As pessoas têm que entender que a acessibilidade não é só no ir e vir e também no lazer, por isso precisamos de apoio cultural e estamos muito empolgados com a oportunidade", conta o deficiente visual Reinaldo Tomé de Oliveira.
E a nova técnica ajudou e muito na hora de entender o que se passava na telona. "Quando assisto filmes não consigo entender tudo e tem situações que não dá pra saber o que acontece. Quando a voz do tradutor se cala, a gente tem que deduzir se é uma cena de suspense, romance ou violência. Com a audiodescrição vamos saber tudo o que acontece, é o máximo", afirma, animada, Giovana Maria dos Santos.
Segundo o gerente do Cine Jardins, Talmon Fonseca, a iniciativa não deve parar por aí. "É gratificante poder sediar uma sessão como esta, temos projeto para continuar dando esta oportunidade para eles, não queremos parar por aqui", diz.
Quem enxerga recebeu uma faixa para vendar os olhos (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Quem enxerga recebeu uma faixa para vendar
os olhos (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
A sessão foi aberta ao público que não possui a deficiência visual também, com entrada franca. Aqueles que enxergam recebiam faixas para vendar os olhos e ter a sensação dos deficientes visuais durante o filme.
O Instituto Luiz Braille conta com cerca de 100 deficientes visuais associados. Lá são desenvolvidas atividades de alfabetização em braile, prática de esportes e atividades culturais. Quem quiser colaborar como voluntário ou com donativos pode entrar em contato com o instituto pelo número (27) 3315-6389. O instituto fica em Bento Ferreira, Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário