MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Deficientes deixam de ir a missas no DF por falta de acessos adaptados

 

Várias igrejas ainda não foram adaptadas para receber deficientes.
Adaptações dependem das paróquias, diz arquidiocese de Brasília.

Do G1 DF, com informações Bom Dia DF
Várias igrejas do Distrito Federal ainda não foram adaptadas para receber pessoas portadoras de necessidades especiais. Por conta das dificuldades de acesso, muitos fiéis desistem de ir às missas.
Católica e vítima de paralisia infantil desde os 2 anos, o que a obriga a usar uma cadeira de rodas, Maria do Desterro nem sempre consegue ir à missa. A paróquia que ela frequenta não tem acesso para deficientes. Para ir à igreja, ela depende de ajuda de outras pessoas.
“Teve o casamento de uma sobrinha na igreja, eu não pude assistir ao casamento porque tinha uns degraus, uma escadaria enorme. Fiquei dentro do carro. Fiquei tão chateada, toda a família reunida, só eu que não fui”, afirmou.
A igreja da Imaculada Conceição, em Sobradinho, é um bom exemplo de respeito aos deficientes. A igreja recebeu rampa de acesso com piso antiderrapante e banheiro adaptado. Para deficientes auditivos, tem missa em linguagem de sinais.
Poder servir a comunidade é nossa grande preocupação, para que todos possam ter maior acesso à igreja e a qualquer ambiente, afirmou o padre responsável pela paróquia, José Henrique Félix.
A arquidiocese de Brasília informou que as adaptações dependem das administrações das paróquias, mas disse que sempre orienta para que as reformas e construções de novas igrejas sejam feitas dentro das regras de acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário