MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Curitiba será a capital do Super Bowl brasileiro neste final de semana

 

O futebol americano ganha cada vez mais adeptos e a primeira final acontece neste sábado entre Coritiba Crocodiles e Fluminense Imperadores

Por Gabriel Hamilko Curitiba
 
Há três anos, o futebol americano começava a dar os primeiros passos no Brasil. Equipes amadoras estavam se equipando e realizavam os primeiros campeonatos no país. No próximo sábado, o caminho iniciado em 2009 chegará a um gran finale para a modalidade: a realização do Brasil Bowl, com a final entre dois dos principais times do Brasil; Coritiba Crocodiles e Fluminense Imperadores.
O palco será o estádio Couto Pereira, em Curitiba, com uma expectativa de bom público. Para os aficcionados no esporte será o mais importante jogo do futebol americano no Brasil.
O Brasil Bowl reúne os campeões da Conferência Norte com a Sul e será às 15h (de Brasília), na casa do Coritiba, que foi transformada em uma arena do futebol americano, com as novas marcações específicas do esporte. Pelo menos neste final de semana, o nosso futebol dá espaço para o football no gramado do Couto Pereira.
Couto Pereira pintado para o futebol americano (Foto: Divulgação/Coritiba) Couto Pereira foi pintado para a final do futebol americano neste sábado (Foto: Divulgação/Coritiba)
Focados para a grande final
O Brasil Bowl cria uma comparação, internamente, com o Super Bowl - a final da liga profissional norte-americana -, um sucesso de audiência e uma das maiores atrações do esporte nos Estados Unidos. O luxo não é tanto no Brasil, mas só a realização de uma super final já anima as duas delegações.
Segundo o presidente do Coritiba Crocodiles, Gerard Kaghtazian Junior, a equipe coxa-branca está focada e centrada no jogo de sábado.
- Treinamos tudo o que podíamos durante a semana e agora só falta o último papo, uma conversa. A equipe deles é um timaço, provavelmente o melhor do Brasil. A gente tem que estar preparado, pois será um jogo duro - diz.
No lado carioca, a confiança do jogador Rodrigo Pons “Vinny”, wide receivers do Flu, é na força moral por ser o grupo com mais atletas pré-convocados para a Seleção Brasileira. No total, os Imperadores tem 22 jogadores, enquanto os Crocodiles emplacaram 11 convocações.
- Isso mostra a força do nosso time. Será um jogo difícil, o time deles vão correr bastante, essa é principal características. Nós estamos confiantes na nossa defesa e ataque. Realizamos treinos extras na semana e agora o grupo já está concentrado em Curitiba - finaliza o atleta tricolor.
Time da praia x time do parque
A evolução do futebol americano no país remonta a algumas curiosidades entre a origem dos dois times que se encontrarão no Brasil Bowl. Antes de firmarem parceria com os clubes de futebol de campo, o carioca Imperadores e o curitibano Crocodiles treinavam nos espaços onde conseguiam: um na orla carioca e outro nos gramados do Parque Barigui, em Curitiba.
Fluminense Imperadores Futebol Americano (Foto: Divulgação)Fluminense Imperadores na saída do túnel do
Engenhão (Foto: Divulgação)
O Imperadores surgiu como uma espécie de selecionado dos principais jogadores que treinavam nas praias do Rio de Janeiro, após a necessidade de disputar o primeiro campeonato com equipamentos profissionais no estado, em 2009.
- Foi tudo muito rápido. Em 2008 nem imaginávamos que disputaríamos o torneio de seleções com equipamentos profissionais. Ninguém pensava em um crescimento tão rápido até agora - diz Vinny.
Segundo ele, o crescimento do futebol americano no Rio de Janeiro se deve muito ao fato de começar nas praias, agregando muitos interessados que conheciam o esporte e se juntavam ao grupo.
- É um esporte de todos, para qualquer tipo de pessoa, daí isso facilita. No Rio, por ser disputado na praia, o pessoal se interessava bastante - complementa,
Coritiba Crocodiles futebol americano (Foto: Divulgação / Coritiba)Coritiba Crocodiles começou a treinar no Parque
Barigüi (Foto: Divulgação / Coritiba)
Já o Crocodiles começou a se organizar às margens do lago do Parque Barigüi. Para o presidente do Coritiba Crocodiles, a evolução do esporte no Brasil surpreende pela rapidez com que o futebol americano conseguiu se difundir.
- Lembro dos primeiros campeonatos, indo para um campo meio escondido, sem estrutura, só com os familiares e reservas na torcida. Poucos anos depois estamos disputando uma final em um campo de futebol tradicional para mais de cinco mil pessoas - afirma.
Os ingressos para a finalíssima já estão à venda na bilheteria do estádio Couto Pereira e nos pontos de venda credenciado. Para os sócios do Coritiba o bilhete custa cinco reais e para o público em geral dez reais. A Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA) irá disponibilizar um link para transmissão do jogo ao vivo e em alta definição no site da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário