MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cultivo do cacau começa a ganhar espaço no sul de Sergipe

 

Resultado das primeiras safras está animando os agricultores da região.
Amêndoas produzidas são vendidas para as indústrias da Bahia.

Do Globo Rural
O cultivo do cacau em Sergipe é recente, tem menos de três anos e a produção vem basicamente da agricultura familiar. O grande desafio hoje do produtor é reduzir o déficit de água e garantir a umidade constante para a cultura.
O cacaueiro é uma planta de clima quente e úmido e a região do sul de Sergipe oferece condições favoráveis para o desenvolvimento.
O que preocupa os agricultores são os períodos de estiagem, mais longos do que na Bahia, principal estado produtor.
O agricultor José Angelo encontrou no sistema de irrigação a solução para o problema e ainda conseguiu aumentar a produção. “Produziu mais, muito mais. Se antes eu colhia 20 arrobas, agora dobrou, passamos a tirar 40, 50 arrobas”, comemora.
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) estima que a área destinada ao cultivo do cacau no estado seja de pouco mais de cinco hectares, mas como a cultura tem sido bem aceita, a tendência é que outros cultivos cedam espaço para o cacaueiro.
Mesmo com uma produção pequena, estimada em duas toneladas este ano, os agricultores sergipanos já estão lucrando com a venda de amêndoas e de mudas de cacau e para muitos, ele já é visto como alternativa para recompensar prejuízos com o cultivo da laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário