MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Cortada do Mastro abre a Festa de São Benedito, na Grande Vitória

 

Comemorações seguem até dia 27, na Serra.
Paralamas do Sucesso está entre as atrações deste ano.

Do G1 ES

A Fincada do Mastro é um dos destaques da Festa de São Benedito (Foto: Divulgação/PMS)A Fincada do Mastro é um dos destaques da Festa
de São Benedito (Foto: Divulgação/PMS)
Começa neste domingo (11) a Festa de São Benedito, com a tradicional Cortada do Mastro, no município da Serra, na Grande Vitória. A Cortada, ao lado da Puxada e Fincada do Mastro, reúne milhares de pessoas, sendo uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Espírito Santo.
A Cortada do Mastro é uma festa móvel, e será realizada neste domingo (11), que é o primeiro após o 8 de dezembro, dia dos festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Os participantes vão sair do bairro São Domingos, às 17h30, e seguirão até a Igreja Nossa Senhora da Conceição. As Bandas de Congo Campinho, Congo Folclório, Konshaça, Expedito, Pitanga, Santiago e a banda de Música Estrela dos Artistas vão tocar durante o trajeto.
A Festa de São Benedito, presente no calendário serrano desde 1836, prossegue até o dia 27 de dezembro, quando se realiza o “Encontro das Bandas de Congo”.
Alvorada
Nos dias 24, 25, 26 e 27 de dezembro a Festa de São Benedito chega a seu ponto alto. No dia 24, às 5 horas, acontece a Alvorada, em Serra Sede. Após percorrerem as principais ruas de Serra Sede, as bandas de congo se reúnem junto à Igreja Matriz e pedem, silenciosamente, proteção ao santo. Em seguida, é cantada a tradicional “vapo” e tem início uma salva de 21 tiros e repique de sinos na Praça da Igreja. A banda Estrela dos Artistas acompanha o cortejo durante todo o trajeto.
Nos dias 24 e 25 ocorrem a Puxada e Fincada do Mastro, quando o tronco, o barco Palermo e as bandas de congo desfilam pelas principais ruas da Sede. O tronco, enfeitado com a bandeira de São Benedito, é fincado em frente à Igreja, onde permanece até Domingo de Páscoa. A Puxada e Fincada do Mastro dão continuidade à Cortada do Mastro, realizada no dia 12 de dezembro, que consiste num cortejo, que sai do bairro São Domingos e vai até o prédio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. No domingo, 25, haverá show local com Ruan e Gustavo; Dallas Company e apresentação da Banda Estrela dos Artistas.
Paralamas do Sucesso
Na noite do dia 26, a partir das 20 horas, na Praça da Igreja Matriz, haverá show nacional do grupo Paralamas do Sucesso. Antes, a banda Estrela dos Artistas e Guilherme Brasil fazem show de abertura. Também está programado um show pirotécnico para esta noite.
No dia 27, às 20 horas, no mesmo local, um encontro com 12 bandas de congo da Serra encerra a festa. Neste dia, haverá show com Jonias Feli e show regional com Guilherme Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário